Cidades de SP ficam cobertas por fumaça em meio a queimadas; veja imagens
Do UOL, em São Paulo
23/08/2024 18h52Atualizada em 23/08/2024 21h32
A paisagem de diversos municípios de São Paulo está coberta por fumaça nesta sexta-feira (23) em meio a incêndios florestais registrados no estado.
O que aconteceu
Vídeos e fotos que circulam nas redes sociais mostram o céu ocupado por fumaça. Levantamento feito pela agência meteorológica MetSul mostra registros em São Paulo, Campinas, Ilha Solteira, São Carlos, Nova Odessa, Guarulhos, Morungaba, Limeira, Jundiaí, Araraquara, Porto Ferreira, Francisco Morato, Franca e Espírito Santo do Pinhal.
São Paulo registra desde quinta-feira (22) uma enorme quantidade de fumaça sobre o estado, segundo a MetSul. Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), citados pela agência, mostram 24 focos de calor no estado na segunda, 106 na terça, 82 na quarta e 430 na quinta-feira.
Focos de incêndios fecharam rodovias em várias cidades no interior do estado de São Paulo nesta sexta. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) determinou a criação de um gabinete de crise para atuar nos incêndios florestais.
Um integrante do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto afirmou que a situação na região é crítica. A corporação vem recebendo muitas chamadas de diversas localidades.
A Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) repudiou os incêndios em propriedades rurais na região de Ribeirão Preto. A entidade também nega que produtores tenham responsabilidade pelas ocorrências.
Monitoramento da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) mostra que a qualidade do ar é ruim em diversos pontos da região metropolitana e do interior.
Frente fria
Uma frente fria que chegou ao Sudeste e ao Centro-Oeste, saindo do Sul, aliviará o ar seco e quente que atingem as regiões nos próximos dias. O extremo sul de São Paulo deve receber pancadas de chuva, segundo a agência Climatempo.
Também é esperado vento moderado a forte no oeste e no sul do estado. Em Mato Grosso do Sul, esta a frente fria provoca aumento da nebulosidade e queda da temperatura no centro-oeste e no sul do estado. Pode chover forte no sul mato-grossense.
A temperatura máxima na capital paulista, no sábado (24), não deve passar dos 22°C. Já no domingo (24), o dia promete ser gelado e chuvoso com menos de 10°C durante a madrugada, graças à frente fria que deve avançar para o Sudeste.