Turista morre após mergulho em ponto turístico de Fernando de Noronha
Do UOL, em São Paulo
17/10/2024 14h08Atualizada em 17/10/2024 17h36
Um turista de Belo Horizonte morreu na terça (15) após mergulhar a uma profundidade de cerca de 60 metros na Corveta Ipiranga, um dos principais pontos de mergulho de Fernando de Noronha.
O que aconteceu
Homem de 43 anos teve doença descompressiva, quando o mergulhador fica muito tempo em profundidade e volta à superfície muito rápido. Neste caso, o gás nitrogênio, comprimido na corrente sanguínea sob pressão em profundidade, se expande durante a subida, provocando dor e, em alguns casos, a morte.
Ele foi socorrido pelo Samu, informou a Administração de Fernando de Noronha. Homem foi internado com sintomas respiratórios e rebaixamento de nível de consciência no Hospital São Lucas.
Ele passou por uma terapia de recompressão. O paciente é colocado em uma câmara hiperbárica e respira oxigênio puro em um ambiente pressurizado a um nível acima da pressão atmosférica.
Turista chegou a apresentar melhora clínica dos sintomas, mas quadro se agravou horas depois. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu após 1h30.
Corpo foi encaminhado para o IML.