Inmet: 302 cidades de Minas Gerais estão em perigo de chuvas torrenciais

Um alerta do Inmet (Instituto Nacional de Tecnologia) coloca 302 cidades do estado de Minas Gerais em perigo potencial para chuvas fortes até domingo (2). O aviso abrange desde cidades do Triângulo Mineiro até parte do Sul e Sudoeste de Minas.
O que aconteceu
Alerta de perigo para chuvas indica que é possível que as cidades registrem tempestades de 50 mm a 100 mm por dia, com possibilidade de ventos de até 100 km/h. Cidades turísticas, como Capitólio e Camanducaia estão na lista. A área de abrangência do alerta também inclui Uberaba, Araxá, Uberlândia e Unaí.
Há risco de corte de energia, quedas de galhos ou árvores e alagamentos. Orientação do serviço nacional é não se abrigar perto de árvores se começar a ventar forte, desligar aparelhos eletrônicos da tomada e procurar um local seguro.
Levantamento divulgado nesta sexta-feira (31) pela Defesa Civil de Minas aponta que 139 cidades foram afetadas pelas tempestades. Desde 27 de setembro do ano passado até agora, 26 pessoas morreram. O número de desabrigados (aqueles que necessitam de abrigo público por que tiveram as casas severamente danificadas) é de 421. Outras 3.580 pessoas estão desalojadas (procuraram abrigo em casas de parentes ou amigos).
Atuação de um fenômeno chamado ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) explica tempestades. ZCAS é um fenômeno meteorológico que causa chuvas intensas por uma faixa de umidade que vai da Amazônia até a região sul do oceano Atlântico. É por este motivo que as chuvas estão concentradas da região Norte à Sudeste. Chuva também atinge demais áreas da região Sudeste do Brasil
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.