Como funciona o 'golpe da oração', aplicado em idoso no Rio de Janeiro
Colaboração para o UOL
03/04/2025 05h30
Um aposentado de 77 anos foi mantido refém por criminosos por cerca de duas horas depois de cair no golpe da oração em Itaboraí, no Rio de Janeiro.
O que aconteceu
Idoso foi abordado por um homem ao sair de agência bancária na manhã da última terça-feira. O homem ofereceu orações com a promessa de "multiplicar" o dinheiro do aposentado. O aposentado acreditou e entrou em um carro onde estavam outros dois criminosos, informou a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.
Durante mais de duas horas, o trio circulou pela cidade com o idoso no banco traseiro. Eles retiraram R$ 900 da carteira dele e tentaram usar seus cartões bancários, mas não conseguiram sacar mais valores porque o homem, segundo a polícia, não lembrava as senhas.
Um comerciante que presenciou o início da abordagem alertou a polícia. Com base na descrição repassada, os agentes localizaram e prenderam o principal suspeito. Ele foi conduzido à 71ª DP (Itaboraí), onde a vítima o reconheceu formalmente.
A Polícia Civil recuperou imagens de câmeras da região e identificou o carro usado no crime. Com apoio de outras delegacias, o veículo foi localizado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Os outros dois homens conseguiram fugir.
Nas imagens, é possível ver o idoso (de boné) acompanhando o suspeito pela rua. Eles caminhando alguns metros até chegarem à esquina, onde os outros dois homens aguardavam dentro do carro. Num segundo momento, é possível ver a vítima entrando no veículo usado pelo grupo, que estava estacionado.
O suspeito preso permanece detido, segundo a polícia. As buscas pelos demais integrantes do grupo continuam.