Topo

Presidente do PSDB diz que Doria é nome forte para presidência em 2022

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

16/11/2020 12h19

Presidente nacional do PSDB, o deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE) afirmou hoje que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), é um nome forte para a disputa pela Presidência em 2022.

Araújo ressaltou, no entanto, que a definição por um candidato a ser lançado ou apoiado pelo PSDB só será feita após conversas com partidos aliados. O objetivo, segundo ele, é chegar a uma alternativa contra a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

"Agora é [focar na] construção com os partidos aliados, das alternativas que nós temos. Temos o nome do governador João Doria e outros nomes, mas não vamos impor esses nomes. Vamos conversar com aliados para chegar a uma alternativa contra a candidatura do Bolsonaro", afirmou o deputado em entrevista aos colunistas do UOL Chico Alves e Tales Faria.

Questionado se o nome de Doria para a corrida pelo Planalto ainda está em aberto, Araújo declarou que o governador é, hoje, o nome que tem "envergadura" para uma eventual disputa pela Presidência.

"O que eu tenho dito é que não vamos fazer uma eleição para presidente só com o PSDB, vamos ter aliados. E, para isso, precisamos construir de forma coletiva", afirmou. Como exemplos de outros possíveis nomes do partido para essa disputa, Araújo citou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o senador Tasso Jereissati.

Luciano Huck candidato

Questionado sobre uma eventual aliança com Luciano Huck, o deputado afirmou que o apresentador de TV tem dado "sinais" de que se lançará candidato, mas que é preciso ver se ele "leva até o fim".

Em 2018, pouco antes das convenções partidárias definirem os candidatos à Presidência, Huck escreveu um artigo no jornal Folha de S.Paulo para comunicar que não concorreria ao cargo.

PSDB e centro se fortaleceram

Segundo Araújo, o "quadro nítido" que se vê após o primeiro turno das eleições municipais deste ano é "o PSDB, junto com aliados, terem se estruturado". "Os partidos do centro saíram fortalecidos e vitoriosos", disse.

O presidente do PSDB afirmou ainda que o eleitor deu um "recado claro" contra o extremismo e o radicalismo por meio do voto neste pleito. "Ninguém sabe fazer leitura melhor da vida real do que o eleitor, e o eleitor equilibrou o jogo da política nacional", disse.

Indicador disso, segundo o presidente do PSDB, é o fato de não termos visto a eleição "de quem deixou uma atividade profissional, magistratura ou outras funções para ter um lugar na vida pública".

Bolsonaro derrotado

Araújo afirmou ainda que Jair Bolsonaro "é o maior derrotado" das eleições municipais de 2020.

"O que nos interessa do ponto de vista partidário é a confirmação do partido como um partido nacional e ainda como o maior partido governando municípios brasileiros. Essa eleição deu um forte não ao conservadorismo, mudou de ventos em relação à eleição de 2018. Nitidamente, o presidente Bolsonaro é o maior derrotado desta eleição, por mais que queira fazer o discurso que trabalhou de casa ou só que gastou algumas horas de live", disse.