Prazo leva Nunes a maratona de entregas e Boulos a anúncio com ministros
O calendário eleitoral levou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), a montar uma verdadeira maratona de entregas e inaugurações para esta sexta-feira (5). O pré-candidato Guilherme Boulos (PSOL) vai marcar presença em evento do governo federal ao lado dos ministros de Lula (PT).
O que aconteceu
Nunes agendou seis compromissos — entre entregas de obras e inaugurações. A agenda extensa inicia ainda pela manhã, 8h30, em Guaianases, extremo leste da cidade e encerra às 19h, no Butantã, zona oeste.
Boulos participará de um anúncio sobre ações para o programa Cozinha Solidária com os ministros Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral). Antes do evento, eles irão distribuir refeições na hora do almoço em um bairro do extremo sul da capital.
A agenda de anúncios e inaugurações dos pré-candidatos ocorre devido ao fim do prazo eleitoral. A legislação determina que "qualquer candidato" é proibido de participar de eventos dessa natureza três meses antes do primeiro turno — o que este ano, significa, a partir de 6 de julho.
O fim do prazo dificulta estratégias das pré-campanhas. O entorno de Nunes acredita que a maior vantagem do emedebista é usar a máquina ao seu favor. Boulos, que tenta reforçar o apoio de Lula a sua pré-candidatura, tem de deixar de participar de eventos com anúncios do governo federal.
Eventos de outras naturezas estão liberados, afirma Renato Ribeiro de Almeida, da Abradep (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político). "Inaugurações são proibidas inclusive para oposição", explica o advogado.
Datafolha divulgado em maio mostra que Boulos e Nunes estão empatados tecnicamente, com 24% e 23%, respectivamente. Na sequência aparecem o apresentador José Luiz Datena (PSDB), com 8%, a deputada federal Tabata Amaral (PSB), 8%, e o empresário Pablo Marçal (PRTB), 7%. A margem de erro é de três pontos para mais ou menos.
Maratona de entregas
Nunes acelerou o ritmo de entregas nas últimas semanas. Na terça (2) e quarta (3), foram quatro inaugurações diferentes pela cidade em cada dia. Entre elas estão, a abertura de UBSs (unidades básicas de saúde) e entregas de obras. Para efeito de comparação, em meses anteriores a agenda do prefeito chegou a ter três eventos por semana.
O emedebista tem feito uma série de entregas em bairros da periferia e busca emplacar uma marca para sua gestão. As inaugurações de armazéns, programa que oferece a venda de alimentos com preços abaixo do mercado, estão entre essa tentativa. O programa Vila Reencontro, que funciona como moradia transitória, também teve destaque nas últimas semanas.
Para hoje, a programação de Nunes prevê a inauguração de centro de acolhida especial em Guaianases e duas Vila Reencontro. À tarde, o prefeito vai entregar o novo trecho do corredor de ônibus Itaquera-Líder e novas faixas azuis na zona leste. No final do dia, ele irá anunciar as 680 famílias selecionadas para dois condomínios do conjunto Reserva Raposo, na região oeste.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberApoio do governo Lula
A agenda desta sexta-feira (5) reforça o movimento do governo federal no apoio a pré-candidatura de Boulos. Os ministros de Lula anunciarão ações para o programa das cozinhas solidárias — que foi inspirado em uma ação do MTST, berço político de Boulos. O psolista foi responsável também por relatar o projeto de lei na Câmara, que criou o programa.
Presença de Lula e dos ministros na pré-campanha é também para ajudar a atrair votos em outros grupos de eleitores, como da periferia e de evangélicos. Boulos já esteve em eventos com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Alexandre Padilha (Relações Institucionais). Reportagem do UOL mostrou que para o presidente a eleição de Boulos é uma das prioridades do ano.
Boulos tem discursado em eventos ao lado de Lula. No último sábado (29), a chapa esteve na agenda de início das obras do instituto federal Cidade Tiradentes, na zona leste, e também no anúncio de investimentos para expansão do Metrô para o Jardim Ângela, na região sul. A pré-candidata a vice, Marta Suplicy (PT), também participou.
Deixe seu comentário