Datafolha: Boulos vê desejo de mudar, e Marçal cita preocupação de rivais
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) afirmou que os resultados da pesquisa Datafolha indicam que a cidade tem "desejo de mudança", enquanto o influenciador Pablo Marçal (PRTB) disse ver preocupação dos concorrentes em relação ao seu desempenho. Tabata Amaral (PSB) comemorou a menor rejeição. Os três são pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo.
O que aconteceu
Pesquisa aponta Boulos e Nunes empatados na liderança. No cenário com Datena (PSDB) e Kim Kataguiri (União Brasil), o candidato do PSOL tem 24% — contra 23% do atual prefeito. Em outro cenário, sem Kim e Datena, Nunes tem 26% e Boulos, 24%.
Para Boulos, resultado indica que "São Paulo quer mudança". Em nota, o pré-candidato chamou as obras tocadas por Nunes de "eleitoreiras" e disse elas estão "cheias de indícios de corrupção".
Segundo José Aníbal, resultado mostra que eleições estão em aberto. De acordo com a liderança do PSDB, Datena tem muito potencial para crescer, visto que sua candidatura ainda nem foi lançada. Ele acredita que, quando isso acontecer, o apresentador ganhará visibilidade.
"Como é possível? Alguém parece preocupado", afirmou Marçal no Instagram. As frases acompanharam um vídeo com a informação de que a rejeição do influenciador averiguada pelo Datafolha (25%) é menor do que a de Boulos (32%).
Para Tabata Amaral, pesquisa confirma solidez de sua candidatura. A deputada federal pelo PSB destacou ainda sua rejeição — a menor entre todos os pré-candidatos — e a existência de "um patamar consolidado de ponto de partida" de 10% das intenções de voto. Ela acredita que o cenário é favorável ao crescimento de sua candidatura e chegada a um segundo turno.
Datena e Nunes ainda não se manifestaram. A reportagem tentou contato com as assessorias dos pré-candidatos, mas ainda não obteve retorno.
Datafolha entrevistou mais de 1.000 eleitores
Pesquisa sobre intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo foi feita entre segunda (27) e terça (28). O levantamento tem margem de erro de três pontos para mais ou para menos.
Marçal e Datena não constavam na pesquisa de março. Os dois anunciaram a pré-candidatura nos últimos meses.
No cenário com Datena e Kim, há três empatados em terceiro lugar. Tucano apresenta 8%, Marçal tem 7% e Tabata, 8% — com Marina Helena (Novo) e Kim com 4%. Brancos e nulos somam 13% e 5% não opinaram.
No cenário sem Datena e Kim, Tabata e Marçal empatam em terceiro. Ambos têm 9%. Atrás deles, fica Marina Helena (6%). Brancos e nulos sobem para 15% e 6% preferem não opinar.
Quando nomes não são apresentados, 61% não sabem em quem votariam. Neste cenário, Boulos tem 13%. Nunes, 9%. Datena, Marçal e Tabata, 1% cada um. Além disso, 3% dos eleitores dizem que votariam no atual prefeito — no caso, Nunes. Brancos e nulos são 7%.
Demais pré-candidatos não somam mais que 3% em nenhum dos cenários. São eles: João Pimenta (PCO), Fernando Fantauzzi (DC), Ricardo Senese (UP) e Altino (PSTU).