'Quem se comunicar só com propostas tá lascado', diz marqueteiro de Tabata
"Uma pancada, uma proposta." Essa é a estratégia de campanha de Tabata Amaral (PSB), que tem aumentado o tom principalmente contra Pablo Marçal (PRTB) nas eleições municipais em São Paulo.
O que aconteceu
Candidata convocou o coach para um confronto direto em vídeo publicado nesta segunda-feira (26). Desde sexta-feira, sua campanha também tem atrelado Marçal e o PRTB ao PCC.
O nome por trás da coordenação da campanha é o jornalista Pedro Simões. Ele chegou no comitê da candidata do PSB no final de junho. Antes, esteve por dois anos à frente da estratégia de comunicação digital da Prefeitura do Rio, na gestão de Eduardo Paes —candidato à reeleição no Rio com folga nas pesquisas e considerado um case de sucesso nas redes sociais.
A avaliação do marqueteiro é que a temperatura da campanha subiu. A estratégia, que antes era de utilizar vídeos curtos e enfáticos, agora tem produções mais agressivas e bem produzidas em "trilha sonora, ritmo, elementos visuais" para disputar a atenção do público. Nos novos vídeos, com jaqueta de couro e cenário "true crime", a candidata tenta se afastar da imagem de "certinha".
O candidato que procurar se comunicar só a partir de propostas está lascado, não vai conseguir engajar. Você precisa trabalhar com polêmicas, com algum grau de conflito, e com conteúdos muito rápidos. É difícil prever o que vai funcionar, mas pior, tem coisas que sabemos que não vão funcionar.
Pedro Simões, marqueteiro de Tabata Amaral
O marqueteiro diz que o grande erro das campanhas é uma "maneira antiga de ver". "Imaginar seu comercial ou sua peça como algo isolado, que começa, termina e acabou. Na realidade, esse conteúdo vai ser consumido numa fileira. O ritmo de consumo de informação mudou brutalmente, e precisamos que nossos conteúdos se destaquem no meio de tantos outros."
É um dilema interessante: de um lado, precisamos atender a esse formato de alguma forma. Se só vamos conseguir engajamento se fizermos um contraponto agressivo, vai ser 'uma pancada, uma proposta'. Como inserimos, junto com isso, uma proposta para a cidade de São Paulo.
Pedro Simões, marqueteiro de Tabata Amaral
Vídeos ajudam a enfrentar desconhecimento de candidata, diz marqueteiro. "Temos visto esse crescimento nas últimas pesquisas. Continuaremos atentos ao cenário e ajustando nossa estratégia conforme necessário", aposta. Na última pesquisa Datafolha, Tabata oscilou de 7% para 8% -- dentro da margem de erro.
Tabata vai participar de todos os debates. No vídeo publicado nas redes da deputada nesta segunda (26), a candidata convoca Marçal para a sabatina MyNews/TV Gazeta, que será realizada no próximo domingo (1º). "Essa é uma decisão da candidata. Mas também acreditamos que os debates são uma oportunidade de mostrar coragem e preparo. Não vemos fundamento na ideia de que não participar dos debates impediria o crescimento do Marçal", diz Simões.