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Tabata muda estratégia nas redes para atrair voto de mães da periferia

Do UOL, em São Paulo*

10/09/2024 05h30Atualizada em 10/09/2024 12h29

A candidata à Prefeitura de São Paulo Tabata Amaral (PSB) lançou uma nova estratégia de campanha voltada para mães da periferia. A ideia é apresentar propostas relâmpagos nas redes sociais, se valendo de memes para atrair a atenção do público.

O que aconteceu

A nova estratégia de marketing de Tabata foi lançada nas redes sociais da candidata nesta segunda-feira (9). São vídeos curtos, de cerca de 15 segundos, que começam com um meme para atrair a atenção do público e continuam com uma proposta rápida. Em um dos posts, Tabata diz que vai "dobrar a carga horária de inglês em todas as escolas municipais" logo depois de mostrar um meme de dinossauros.

Essa estratégia foi especialmente pensada para atrair o voto das mulheres da periferia, principalmente mães. A campanha acredita que há uma conexão entre o modo de ser das mães da periferia, pragmáticas e em busca de resultados concretos, com o perfil de Tabata no Congresso. A ideia é tentar convencer que, apesar de jovem, Tabata tem propostas objetivas para resolver os problemas da cidade.

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Os vídeos com propostas para educação, por exemplo, têm foco nas mães, não nos alunos. A campanha entende que educação é um sonho não só dos estudantes, mas de toda a família e capaz de mudar a realidade de jovens da periferia.

Os estrategistas partem do pressuposto de que a mulher decide o seu voto mais tarde e está mais preocupada com os problemas do dia a dia do e incomodada com o embate ideológico. O objetivo é também que as mulheres convençam seus maridos e filhos a votar na candidata.

Explica o que está em jogo, alerta para o risco das coisas piorarem e, se precisar, manda mesmo. Manda votar 40, que eu sei que é você que manda nessa casa
Trecho de umas peças de campanha

As mulheres da periferia já estavam no alvo da candidata desde a pré-campanha. Boa parte da estratégia de marketing anterior já era pensada para elas: nas redes sociais, no YouTube e até o jingle.

Não basta frase de efeito para convencer quem enfrenta as questões de perto e sofre com as falhas da prefeitura.
Pedro Simões, marqueteiro de Tabata Amaral

Afinal, as mulheres votam ou não em Tabata?

Segundo as pesquisas de intenção de voto, Tabata é mais popular entre mulheres que homens. No último levantamento do Datafolha, a candidata tem 11% entre as mulheres, enquanto pontua 6% entre os homens.

É o perfil oposto do candidato Pablo Marçal (PRTB), que tem menos votos entre as mulheres. Ainda de acordo com o Datafolha, Marçal tem 16% entre as mulheres e 29% entre homens. Já Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) tem a mesma intenção de votos nos dois públicos.

*Com colaboração de Raquel Landim, colunista do UOL

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