OPINIÃO
Tales: apagão é fato grave, mas é muito difícil virar o jogo na eleição
Colaboração para o UOL
15/10/2024 17h50
O apagão em São Paulo, que ainda atinge mais de 200 mil moradores da cidade, dominou o debate entre Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) na TV Bandeirantes ontem, mas dificilmente mudará o cenário eleitoral neste momento, analisou o colunista Tales Faria no UOL News desta terça-feira (15).
No último Datafolha, Nunes aparecia com 55% das intenções de voto, contra 33% de Boulos. A pesquisa ainda não mediu os impactos do apagão, já que foi divulgada na quinta-feira (10), um dia antes das chuvas.
Para Tales, as discussões a respeito das responsabilidades pelo apagão tem sido exploradas de uma forma politicamente eficaz pelo prefeito da cidade, mesmo com a troca de acusações.
Relacionadas
O Nunes conseguiu ficar mostrando que [a Aneel] é um órgão federal, que o governo poderia pressionar a Aneel. Fica um jogo de empurra e fica difícil. Nunes vem e diz que foi ao TCU, ao Supremo, ao Congresso. [...] É uma série de argumentos que confundem a cabeça do eleitor, e não são totalmente mentira. [...] Como o tempo é pequeno para a eleição, por mais que esse fato seja grave e influencie na eleição, é muito difícil que ele vire o jogo.
Com isso, o colunista afirma que o jogo de empurra, no fim, acaba por confundir o eleitor.
Políticos fazem isso, têm a habilidade de construir uma narrativa com meias-verdades. Tanto ele como o Boulos, o governo federal e o Tarcísio [de Freitas]. O pobre do eleitor é quem fica perdido.
Tales Faria
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL