Topo

Eduardo Pimentel (PSD) derrota Graeml e é eleito prefeito de Curitiba

Hygino Vasconcellos e Katna Baran

Colaboração para o UOL

27/10/2024 18h11Atualizada em 27/10/2024 22h28

Eduardo Pimentel (PSD), 40, foi eleito prefeito de Curitiba neste domingo (27). Ele disputou o segundo turno com a jornalista Cristina Graeml (PMB), 54. O ex-deputado federal Paulo Martins (PL) será o vice.

O que aconteceu

O atual vice-prefeito da cidade teve 57,64% dos votos (531.029), com 100% das urnas apuradas. Cristina Graeml recebeu 42,36% dos votos (390.254).

A abstenção foi de 3037% — 432,4 mil pessoas (mais do que o total do eleitorado de Cristina Graeml). Outras 70 mil votaram nulo ou em branco (7,06% dos votos).Ao todol, 991.314 eleitores compareceram às urnas.

Relacionadas

Após a vitória, Pimentel agradeceu pelo apoio e disse que governará para todos os curitibanos. "Obrigado a todos que acreditaram na nossa proposta de uma Curitiba unida e em paz. Garanto a vocês que vamos transformar nossas ideias em ações", escreveu.

Cristina Graeml minimizou a derrota. Ela disse que sua candidatura mostrou a força de uma parcela da população descontente com o atual sistema político e que seu movimento não sai derrotado. Afirmou ainda ser muito cedo para falar em pretensões políticas, mas não descartou uma futura candidatura. "Vou dizer que é só o começo, vi que renasceu um sentimento no curitibano e no Brasil porque esse movimento não é perdido, não só aqui. Renasceu uma esperança que estava adormecida."

Pimentel teve apoio de 2 dos 8 rivais de derrotados no 1º turno. Apenas Luizão Goulart (Solidariedade) e Maria Victoria (PP) anunciaram apoio a Pimentel. Já Ney Leprevost (União) liberou os filiados a votar em um dos dois, enquanto os outros pediram "neutralidade" ou anulação do voto. Graeml não teve apoio declarado de candidatos derrotados.

Atrair eleitorado de centro-esquerda do terceiro colocado foi desafio. Ambos no campo da direita, Pimentel obteve 33,51% e Graeml, 31,17%. Já Luciano Ducci (PSB) recebeu 181,8 mil votos no primeiro turno —ou seja, quase 20% dos votos. Conquistar esses votos foi decisivo.

Curitiba mostrou que o que vale na eleição municipal é o debate da cidade. É saber quem tem o conhecimento, quem tem o cuidado, quem viveu a cidade.
Eduardo Pimentel

O curitibano entendeu, o Brasil entendeu, que a gente precisa de novas lideranças, que qualquer um de nós que tem uma brecha, se coloca na sua cidade, no seu estado, no seu país, tem espaço.
Cristina Graeml

Disputa quente

Disputa com adversária do mesmo espectro ideológico foi marcada por trocas de ataques. Graeml criticou o kassabismo do partido do rival, chefiado por Gilberto Kassab, e Pimentel atacou a "ideologia radical" da adversária.

Apoio confuso de Jair Bolsonaro. No final de julho, Pimentel se encontrou com o ex-presidente em Porto Alegre para "pedir a benção" para sua chapa. Com isso, o PL acabou indicando o candidato a vice-prefeito Paulo Martins. Oito dias antes do primeiro turno, o ex-presidente chegou a gravar um vídeo ao lado de Pimentel. Mas, ao mesmo tempo, no segundo turno, Bolsonaro autorizou que a adversária usasse suas imagens na campanha, gerando um mal-estar no partido.

Indicação de vice do PL teve rejeição. Greca tentou vetar a indicação de Martins para vice na chapa com Pimentel. Com isso, o governador do estado, Ratinho Júnior (PSD) interveio e determinou o apoio do PL.

Quem é Eduardo Pimentel

É o atual vice-prefeito de Curitiba. Em 2020, ele compôs chapa com o prefeito Rafael Greca (PSD), que não pode tentar a reeleição agora por já estar no segundo mandato consecutivo. Na época, os dois receberam 59,74% dos votos válidos.

Pimentel é formado em administração. O político também é pós-graduado em agronegócios pela Universidade Positivo e especialista em Cidades Inteligentes pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), segundo a biografia presente no site da campanha.

Entrou para a política em 2010. Na época, ele se filiou ao PSDB e foi candidato a deputado estadual, ficando de suplente. Já em 2016, acabou eleito vice-prefeito na chapa com Greca. Ocupou também a subchefia da Casa Civil do governo do Paraná.

Candidato do PSD é neto de ex-governador do Paraná. Pimentel é neto de Paulo Cruz Pimentel, que governou o estado entre 1966 e março de 1971. Além disso, ele é casado com a publicitária e empresária Paula Mocellin Slaviero e pai de três filhos - dois meninos e uma menina.

Curitiba, uma das cidades mais ricas do Brasil

Ao assumir em 2025, Pimentel vai governar uma cidade de 1,7 milhão de habitantes. A cidade tem PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 98 bilhões, o que a coloca na 6ª posição no ranking nacional.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Eduardo Pimentel (PSD) derrota Graeml e é eleito prefeito de Curitiba - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eleições 2024