Topo

Guarulhos: Sem apoio de Bolsonaro, Lucas Sanches (PL) é eleito prefeito

Márcio Padrão

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/10/2024 19h10Atualizada em 28/10/2024 09h46

Apadrinhado por Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal, Lucas Sanches (PL) manteve a liderança obtida no primeiro turno, venceu o ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade) e foi eleito prefeito de Guarulhos. O vice será Thiago Surfista (Novo).

Com 100% das urnas apuradas, ele teve 58,55% dos votos (361.971). Pietá obteve 41,45% (256.295).

"Nos 100 primeiros dias de governo vocês já vão notar mudanças acontecendo, porque a gente vai priorizar quem mais precisa. O serviço vai chegar nos bairros, vamos fazer grandes obras e grandes conquistas", disse ele em vídeo publicado após a vitória.

Relacionadas

O que aconteceu

Bolsonarista sem Jair Bolsonaro. Apesar de ser filiado ao PL, Lucas Sanches, 28, não recebeu o apoio do ex-presidente na campanha, que optou por Jorge Wilson "Xerife Consumidor" (Republicanos), colega de partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Largada em terceiro nas pesquisas. Apesar de largar fora do topo, ele cresceu nos levantamentos quando a campanha começou. Liderou a corrida eleitoral ao fim do primeiro turno com 213.212 votos, ou 33,2% do total. Pietá ficou em segundo, com 191.188 votos (29,8%).

Rival deixou PT este ano. Como o partido optou por lançar o deputado federal Alencar Santana para prefeito em Guarulhos, Elói Pietá, 80, se desfiliou em janeiro. Concorreu pelo Solidariedade. Ele já foi prefeito (2001-2008) e vereador de Guarulhos (1983-1991), além de deputado estadual (1991-2001) e deputado federal.

Tentativa de formar frente ampla. Em entrevista ao g1, Pietá disse que sua campanha iria dialogar com apoios e candidatos que não foram ao segundo turno para montar uma frente ampla e que pudesse "ter bons resultados no diálogo com o governo federal e com o governo estadual". Chegou a receber o apoio de 19 sindicatos de categorias como metalúrgicos, químicos, trabalhadores têxteis e da construção civil.

Quem é Lucas Sanches?

Já foi do PP. Concorreu pela primeira vez pelo partido em 2016. Tentou se eleger vereador de Guarulhos, mas não conseguiu. Em 2020, foi eleito por meio do quociente eleitoral. Em 2022, pleiteou sem sucesso uma vaga de deputado federal.

Valdemar como fiador da candidatura. Sua coligação é formada por PMB (Partido da Mulher Brasileira), DC (Democracia Cristã) e Novo. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, é seu padrinho político.

Disputa acirrada na convenção. Sanches foi preterido por Bolsonaro apesar do apoio de Costa Neto. O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a participar da convenção do Republicanos, que indicou Jorge Wilson para concorrer em Guarulhos. Esteve ao lado de Tarcísio, que em discurso elogiou o trabalho de Wilson como líder do governo na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

Outros caciques optaram por Xerife. Também estiveram na convenção o deputado federal Marcos Pereira, presidente do Republicanos; o secretário estadual de governo, Gilberto Kassab, que preside o PSD; o atual prefeito de Guarulhos, Guti (PSD); e o deputado federal Celso Russomanno (Republicanos). Mesmo com a falta de apoio, Sanches cresceu nas pesquisas e conseguiu o primeiro lugar nos votos válidos do primeiro turno em Guarulhos.

Desafios de Guarulhos incluem segurança e transporte

Segunda maior cidade do estado de São Paulo, Guarulhos enfrenta problemas como a falta de segurança pública, que se reflete no aumento de roubos e furtos a residências. A melhoria no transporte público também é reivindicação antiga dos moradores.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Guarulhos: Sem apoio de Bolsonaro, Lucas Sanches (PL) é eleito prefeito - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eleições 2024