Apesar de renúncia de Brown, fracassam negociações entre trabalhistas e liberais-democratas no Reino Unido

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

  • Cathal McNaughton/ Reuters

    O partido do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, não conseguiu convencer os liberais

    O partido do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, não conseguiu convencer os liberais

As conversas entre trabalhistas e liberais-democratas para formar de um governo de coalizão no Reino Unido fracassaram, de acordo com a BBC inglesa. O fracasso nessa negociação reforça o possível acordo dos liberais com os conservadores, liderados por David Cameron, para dar forma à nova gestão. Ontem, o primeiro-ministro Gordon Brown anunciou sua demissão da liderança do Partido Trabalhista, mas nem isso aumentou as chances de acordo com os liberais.

O líder do Partido Liberal-Democrata, Nick Clegg, praticamente um desconhecido antes da campanha eleitoral, tinha duas ofertas sobre a mesa e a chave do futuro governo do qual nenhum dos grandes partidos conseguiu a maioria absoluta nas eleições de quinta-feira passada. Agora, só resta a oferta do Partido Conservador, de Cameron.

O líder conservador afirmou ontem que chegou a hora dos liberais democratas se pronunciaram sobre o pacto de governo que permitirá pôr fim à incerteza provocada pela falta de maioria absoluta no parlamento. "Fiz uma oferta muito completa, muito aberta e muito razoável aos libertais democratas para integrar um governo estável", afirmou Cameron aos jornalistas.

"Agora creio que chegou a hora da decisão, a hora da decisão para os liberais-democratas, e espero que tomem a decisão correta", afirmou ainda, acrescentando que o país precisa urgentemente de um governo.

O líder dos chamados "lib-dems", que mantém negociações há cinco dias com os conservadores e mantinha negociação desde segunda-feira com os trabalhistas, declarou que as negociações se encontram sem sua fase final.

* Com agências internacionais 

 

 

 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos