Topo

"Vi Obama de camarote", diz moradora de prédio em Copacabana, no Rio

Hanrrikson de Andrade

Especial para o UOL Notícias, no Rio de Janeiro

21/03/2011 10h00

A analista de sistemas Julia Castanheda, 23, fez questão de acordar cedo nesta segunda-feira (21) para ver a despedida do presidente americano Barack Obama, que estava hospedado no hotel Marriott, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Porém, diferentemente dos curiosos que disputavam um lugar na estrutura montada no canteiro central em frente ao hotel, a jovem acompanhou tudo de sua varanda, tomando café. "Vi o Obama de camarote, sorry", disse ela aos amigos poucos minutos após a saída da comitiva americana.

 

Julia mora desde criança em um prédio ao lado do hotel Marriott e conta que até os colegas de trabalho pediram para dormir em sua casa neste fim de semana, na expectativa de ver o presidente dos Estados Unidos. Depois que Obama e a família - a mulher, Michelle, e as duas filhas do casal, Malia e Sasha - deixaram o hotel, Julia desceu ao hall de entrada do prédio para uma bem-humorada conversa matinal com alguns vizinhos.

"Ela poderia ter tirado uma grana alugando a varanda", brinca a estudante Márcia Camargo, 23. Ambas esperavam que Obama acordasse mais cedo para um mergulho na praia de Copacabana, o que não foi possível em razão dos protocolos de segurança.

A comerciante Dalila dos Santos, 38, que trabalha em um quiosque da praia de Copacabana, também estava na expectativa para fotografar o possível mergulho de Obama e, talvez, vender água de coco para o presidente do Estados Unidos. "Já tinha deixado até um coco separado para ele. Quem sabe ele não poderia passar aqui depois de um mergulho. Ele não sabe o que perdeu", disse.

A dona de casa Vera Almeida, 42, gostou da passagem de Obama pelo Rio de Janeiro e espera que ele venha mais vezes à capital fluminense. "Ele já disse que vem para os Jogos Olímpicos, em 2016, mas seria legal vê-lo aqui antes disso", afirma.

Depois de dois dias no Brasil, o presidente americano embarcou no Air Force One da Base Aérea do Galeão, na manhã desta segunda-feira (21), às 9h14, em direção ao Chile. O espaço aéreo foi fechado para a decolagem. Ele segue para Santiago, onde dará continuidade a sua viagem à América Latina. Lá, Obama se encontrará com o presidente Sebastián Piñera, com quem deve assinar acordos de cooperação econômica. Nesta terça-feira (22), ele viajará para El Salvador, onde deve ficar menos de 24 horas.

Obama encerrou sua agenda na capital fluminense na noite deste domingo (20) com uma visita ao Cristo Redentor, um dos principais cartões-postais da cidade, junto com a mulher, Michelle, e as filhas, Malia e Sasha. Mais cedo, ele discursou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e visitou a favela Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na zona oeste, onde assistiu a apresentações de percussão e de capoeira.