Topo

Paquistão reconhece o "terceiro sexo" em documentos oficiais

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

29/04/2011 08h09

O Tribunal Supremo do Paquistão ordenou a criação de um novo gênero nas carteiras de identidade para tentar acomodar a comunidade transexual conhecida como "terceiro sexo", em um ato incomum em um país islâmico.

Os "hijra", como são conhecidos os transexuais no sul da Ásia, comemoram desde segunda-feira (25) a inclusão de sua sexualidade em documentos oficiais.

Veja a localização do Paquistão

  • Arte UOL

"Há dois anos apresentamos um pedido diante do Tribunal Supremo pelos nossos direitos, porque não havia um conceito para nossa comunidade no Paquistão", disse Miss Bobby, presidente da Associação pelos Direitos dos Transexuais do Paquistão".

A corte presidida por Iftikhar Chaudhry permitirá que toda pessoa possa assinalar seu sexo como homem, mulher ou transexual, ao solicitar a carteira de identidade.

A comunidade reúne homens que adotam comportamentos e vestimentas femininas, mas que não passaram por cirurgia de mudança de sexo, pessoas que fizeram operação para troca de sexo e aqueles que possuem desordens genéticas ou nasceram com órgãos genitais mistos.

A associação acredita que entre 50 mil e 80 mil pessoas façam parte da comunidade transexual no Paquistão.

 

* Com informações da EFE