PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Sobe para 122 o número mortos após tornado nos EUA; prejuízos podem chegar a US$ 3 bi

Do UOL Notícias

Em São Paulo

24/05/2011 20h03

O número de mortos em decorrência do tornado que atingiu parte dos Estados Unidos no final de semana subiu para 122, segundo informações da agância AFP. O tornado é o que fez mais vítimas no país desde 1950.

A cidade mais atingida pelo tornado foi Joplin, no Estado americano de Missouri. Por lá, as os prejuízos causados pelas perdas de bens assegurados podem chegar a US$ 3 bilhões, de acordo com a empresa de avaliação de riscos Eqecat.

"Informes preliminares dos funcionários de gestão de emergências em Joplin indicam que até um quarto dos edifícios (2.000 prédios) da cidade foi destruído", disse Eqecat em um comunicado.

Estima-se que outros 5.000 a 10.000 edifícios e casas, que representam 75% do total de construções da pequena cidade, tenham sofrido danos. A empresa acrescentou que a estimativa de possíveis perdas em bens assegurados é preliminar.

Enquanto isso, as buscas pelas 1.500 pessoas desaparecidas na cidade continuam. Os bombeiros já conseguiram resgatar 17 sobreviventes dos escombros. Outras 750 pessoas foram atendidas no principal hospital de Joplin nesta terça-feira.

Veja a localização de Joplin, nos EUA

Mark Rohr, um assessor municipal, disse que há uma crescente sensação de urgência enquanto as equipes de resgate cavam entre os escombros com a esperança de encontrar sobreviventes. “A vida das pessoas está em jogo”, disse Rohr.

Brandon Hicks, 26, disse à AFP que teve sorte em estar viajando quando o tornado passou pela cidade. Mas quando retornou, precisou encarar a imagem da casa destruída. “Estamos tentando recuperar o que não foi destruído antes que o próximo tornado chegue”, disse Hicks.

A tragédia transformou a página da cidade no Facebook em um “portal de notícias” com informações sobre quais restaurantes estão oferecendo comida grátis, onde há abrigos e água.

Nesta terça-feira,o Serviço Nacional de Meteorologia disse quem existe 45% de chance de um novo tornado atingir Joplin e outras áreas no Texas, Oklahoma, Arkansas, Nebraska e Missouri nos próximos dias.

Com relação aos desaparecidos – seriam 1.500 segundo a AFP --, a expectativa das autoridades é de que o número seja menor, pois muitas pessoas podem ter buscado refúgio na casa de amigos e ainda não informaram os familiares.

O presidente americano, Barack Obama, que está em viagem pela Europa, disse que não medirá esforços para a reconstrução das áreas destruídas e que deve visitar a região mais atingida no próximo domingo.

Internacional