Após morte do urso, empreendedores buscam dar fôlego à marca Knut, avaliada em US$ 140 mi
Urso Knut morre na Alemanha; veja imagens de sua trajetória
O urso polar mais famoso do planeta pode ter deixado o mundo, mas ainda tem muito a lucrar na terra. Knut, morto em 19 de março deste ano, de forma súbita e prematura, já virou tema de livro, filme (Knut & Amigos, de 2008), estampou os mais diversos produtos e capas de revistas e foi, durante um bom tempo, o hóspede mais famoso e lucrativo do zoológico de Berlim. Agora, o próximo passo de "Knut" é fazer sua marca sobreviver.
Gerald Uhlich, chefe executivo do zoológico -- que chegou a arrecadar US$ 30 milhões com o hóspede celebridade -- e criador da marca Knut, estima que o urso polar tenha gerado mais de US$ 140 milhões em negócios em todo o mundo.
Como antes de morrer a popularidade de Knut estava caindo, pois ele havia crescido, a ideia é recuperar a memória do urso, que nasceu em um cativeiro em 2006, foi rejeitado pela mãe e acabou sendo criado por um funcionário de um zoológico.
Uma TV na Alemanha já está negociando um documentário sobre o urso, a produtora chinesa KPM vai lançar uma série de ursos de pelúcia por US$ 315, que terão a frase "in memoriam" escrita, e Uhlich planeja lançar um livro com "os bastidores" da história de Knut.
"Mesmo morto, a marca Knut ainda pode render milhões", diz Birgit Clark, um advogado que estuda o fenônemo Knut.
Apesar do zoológico afirmar que não quer lucrar com a morte de um urso polar, Uhlich disse ao "MSNBC" que "a marca Knut está estabilizada".
Urso Knut vale mais de 50 Bugattis
A marca Knut vale 53 carros modelo Bugatti Veyron Super Sport, considerado o mais caro do mundo (US$ 2,6 milhões) | |
Os US$ 140 milhões da marca Knut valem mais de 100 Ferraris SA Aperta, o modelo mais caro da marca (US$ 520 mil) |
"Ainda há um grande potencial para usá-la em produtos e serviços futuros", afirmou o executivo do zoológico.
O alemão não está sozinho. Para Udo Marin, chefe executivo do clube de merchans e industriais de Berlim, o zoológio não soube lucrar com o potencial de Knut.
"Knut era uma chance única para o zoológico gerar muito dinheiro por meio do marketing e se tornar independente de subsídios do governo", disse Marin.
Para se ter ideia do valor de mercado da marca Knut, avaliada em US$ 140 milhões, seria possível comprar 53 carros modelo Bugatti Veyron Super Sport, considerado pela Forbes o mais caro do mundo (US$ 2,6 milhões) e mais de 100 Ferraris SA Aperta, avaliado como o modelo mais caro da marca no mercado (US$ 520 mil).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.