Presidente da Colômbia após suposto vídeo com trans: 'Sou heterossexual'

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse ser "heterossexual" em resposta à divulgação de um vídeo, onde ele aparece supostamente de mãos dadas com uma mulher trans.

O que aconteceu

Gravação foi divulgada nas redes sociais. Nas imagens, um homem de boné e camisa branca aparece ao lado de uma mulher de vestido azul, com a afirmação de que se tratava do mandatário colombiano.

O vídeo teria sido filmado no centro histórico da Cidade do Panamá, onde Petro estava em viagem no mesmo dia para a posse de seu homólogo José Raul Mulino. As imagens imediatamente repercutiram não só na internet, como no meio político também.

Petro não confirma veracidade do vídeo. A resposta dele foi dada nesta quarta às dezenas de mensagens que ironizavam e questionavam a sua sexualidade. "Eu sou heterossexual, mas jamais escutarão ou lerão de mim uma palavra transfóbica, porque não só deixaria de ser homem, mas sim humano."

Sempre considerei que a intimidade é a 'última razão' da liberdade, a última trincheira do ser livre, e conservarei esse princípio até que escreva sobre mim ou morra.
Gustavo Petro, em seu perfil no X (anteriormente Twitter)

Agências de notícias também não confirmaram a conteúdo. Alguns usuários disseram que a mulher que aparece no vídeo seria a apresentadora trans Linda Yepes. À rede hispânica Univisión, Linda se recusou a dizer se é ela quem aparece nas imagens.

Não posso dar detalhes ainda (...) não posso dar uma resposta concreta porque estou recebendo ameaças. Estou sendo chamada pela equipe presidencial, estarei aqui pronta para vocês quando me permitirem falar.
Linda Yepes, apresentadora colombiana

Deixe seu comentário

Só para assinantes