Topo

Crise financeira obriga presos a usarem a mesma cueca por vários dias nos EUA

Do UOL Notícias

Em São Paulo

30/06/2011 10h49

Presos de um presídio dos EUA estão sendo obrigados a usar a mesma roupa íntima durante vários dias seguidos por causa da redução do fornecimento de vestimentas, segundo o "Bloomington Pantagraph". Este seria mais um efeito da crise orçamentária do Estado americano de Illinois, onde está localizado o presídio, acrescenta o "Huffington Post".

Segundo um grupo de observadores da situação dos presídios, os presos do Centro Correcional Taylorville vestem roupas sujas, surradas e que apenas são lavadas duas vezes por semana.

Quando o preso chega ao presídio, ele recebe três calças azuis, três camisetas azuis, uma jaqueta, duas cuecas boxer e dois pares de meia.

Segundo John Maki, diretor do John Howard Association, o problema deve se estender a outros presídios, que mantêm mais presos que eles podem comportar.

Taylorville foi construído para abrigar 600 detentos, mas mantêm mais de 1.200 presos porque o governador de Illinois, Pat Quinn, encerrou um programa de regime semiaberto no ano passado. Além disso, o aumento mundial dos preços do algodão forçou o Estado a pagar mais pelo material a ser usado nas cuecas e outras roupas.

Em nota oficial, o governo disse que está fazendo o melhor para lidar com a situação em tempos de restrições financeiras.