Topo

Patrimônio da Humanidade, Taj Mahal pode desabar em cinco anos

Defensores do Taj Mahal dizem que estrutura do monumento em Agra, na Índia, está comprometida - Brijesh Singh/Reuters
Defensores do Taj Mahal dizem que estrutura do monumento em Agra, na Índia, está comprometida Imagem: Brijesh Singh/Reuters

Do UOL Notícias

Em São Paulo

06/10/2011 21h27

Uma das sete maravilhas do mundo moderno corre perigo. O Taj Mahal, localizado na cidade de Agra, na Índia, pode desabar dentro de cinco anos se o problema de sua fundação de madeira não for resolvido.

Defensores do Taj Mahal acreditam que sua fundação está comprometida, tornando-se cada vez mais frágil com o passar dos séculos, segundo o "Daily Mail". Problemas estruturais evidentes incluem rachaduras que apareceram no último ano, e há sinais de que seus quatro minaretes estão se inclinando.

Segundo o "The Huffington Post", o Taj Mahal fica na margem de um rio altamente poluído e suas fundações estão apodrecendo por falta de água. “Esta questão não foi antecipada por seus construtores”, disse o historiador Ram Nath. “ O rio faz parte da sua arquitetura. Se o rio morrer, o Taj Mahal não poderá sobreviver”, afirmou.

O mausoléu de 358 anos em memória da esposa do imperador Shah Jahan é a atração turística mais importante do país e atrai por ano quatro milhões de visitantes.