Topo

Ativista de movimento contra o capitalismo é filho de rico empresário

Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

25/10/2011 17h23

Um ativista que participa do “Occupy London” (Ocupe Londres), inspirado no movimento de Nova York, que protesta contra governos e sistemas financeiros, é filho de um rico empresário do ramo de imóveis.

Jack Hartcup, estudante de filosofia, foi um dos líderes das manifestações contra o capitalismo na Catedral de São Paulo. Até três anos atrás, no entanto, o jovem de 21 anos morava em um dos apartamentos de 1,5 milhão de libras que seu pai possui em Londres.

Ele afirma que não quer seguir os ideais do pai. “Sou um anarquista e não acredito em lideranças. Não tenho a intenção de herdar sua fortuna. Eu não acredito em propriedade”.

O estudante diz que seu objetivo é se tornar professor. Sua página no Facebook está repleta de vídeos encorajando outras pessoas a protestarem.

James, 54 anos, pai de Jack, é diretor de uma grande empresa na Grande Londres. Sua avó, Adeline, escreveu um livro em que conta a vida de crianças que cresceram no mundo dos ricos.

James confirmou estar ciente do envolvimento do seu filho nos protestos, mas se recusou a dar sua opinião.

A manifestação que forçou o fechamento da catedral onde a princesa Diana e o príncipe Charles se casaram está sendo acusada de não mobilizar tanta gente quanto propagandeia. Câmeras noturnas da polícia teriam feito imagens que mostram que o interior das barracas está vazio durante as noites frias. As imagens indicariam que a maioria dos 300 manifestantes que ocuparam a frente da catedral volta para casa durante a noite.

*Com informações do Daily Mail