Topo

Senador diz que News Corp ofereceu propina em troca de favor político

Do UOL Notícias, em São Paulo

23/11/2011 08h53

 

Mais uma polêmica nos negócios do magnata Rupert Murdoch. Depois do escânadalo do esquema de grampos telefônicos no tabloide "News of the World", agora a empresa enfrenta uma denúncia de que teria oferecido propina a um ex-senador australiano em troca de um favor político.
 
Segundo o jornal "The Huffington Post" o ex-senador Bill O'Chee escreveu um relatório-denúncia de nove páginas cujas informações foram publicadas nesta quarta-feira no Fairfax Media, jornal concorrente das publicações de Murdoch.
 
O texto diz que um representante da News Copr, cujo nome não foi revelado, procurou o então senador em um almoço em 13 de junho de 1998, para pedir que ele votasse contra a proposta do governo de criar uma TV digital na Austrália. 
 
O'Chee, que foi eleito senador pelo Estado de Queensland, disse que o representante "o alertou" que a votação seria criticada e que a News Corp "tomaria conta dele". 
 
"Ele ainda me disse que eu teria uma relação especial e apoio dos jornais da News Corp não apenas no caso da legislação, mas para qualquer outro assunto também", disse O'Chee em seu relatório. O senador acabou votando a favor da proposta e não conseguiu ser reeleito.
 
Em um comunicado, a Polícia Federal australiana disse que está investigando as denúncias de O'Chee desde novembro de 2010. "Nesse ponto da investigação, não seria apropriado fazer muitos comentários", diz a nota.
 
Se for comprovada a oferta de propina, o executivo pode pegar até seis meses de prisão, de acordo com a legislação australiana.