Topo

Qatar ordena prisão de dono de centro comercial após incêndio que matou 13 crianças

Ao menos 19 estrangeiros, incluindo 13 crianças, morreram em um incêndio em um shopping de alto padrão no Qatar na última segunda-feira (28) - Osama Faisal/AP
Ao menos 19 estrangeiros, incluindo 13 crianças, morreram em um incêndio em um shopping de alto padrão no Qatar na última segunda-feira (28) Imagem: Osama Faisal/AP

Do UOL, em São Paulo

30/05/2012 11h07

O promotor Ali ben Fatis Al-Marri ordenou nesta quarta-feira (30) a prisão do proprietário do centro comercial Villaggio Mall, em Doha, no Qatar, de seu diretor, do auxiliar do diretor e do vice-diretor de segurança do centro comercial. Na última segunda-feira (28), um incêndio no local matou 19 estrangeiros, entre eles 13 crianças. 

Al-Marri também determinou a prisão da proprietária da creche infantil Gympanzee, que funcionava ao lado do centro comercial. As chamas devastaram a creche no primeiro andar, onde as 13 crianças morreram.

Fontes diplomáticas em Madri disseram que quatro das crianças mortas eram espanholas. A causa do incêndio no Villagio Mall ainda não foi confirmada pela polícia, mas há indícios de que o local não obedecia totalmente as normas de segurança.

"Parece que não havia alarme nem dispositivos antifogo no shopping", disse à Reuters o parente de uma criança de 2 anos que morreu no incêndio, falando de um telefone do hospital Hamad, no Qatar.

Quatro dos adultos mortos eram professores e os outros dois eram funcionários da Defesa Civil. Outras 17 pessoas ficaram feridas, incluindo quatro crianças.

Muitos expatriados vivem no Qatar, país do Golfo Pérsico rico em gás e petróleo e com um dos mais altos padrões de vida no mundo.

Inaugurado em 2006, o Villagio Mall é um complexo de shoppings com temática italiana e inclui hotel, parque temático e um canal com gôndolas. (Com AFP e Reuters)