Topo

Reportagem do UOL sobre tragédia no Japão é finalista em prêmio internacional

Clique na imagem para ver a reportagem multimídia sobre o terremoto e o tsunami no Japão - Arte UOL
Clique na imagem para ver a reportagem multimídia sobre o terremoto e o tsunami no Japão Imagem: Arte UOL

Da Redação

29/08/2012 15h33

A reportagem multimídia “Um ano do terremoto no Japão”, do UOL Notícias, foi selecionada como uma das finalistas do Prêmio de Jornalismo Online 2012 (Online Journalism Awards), concedido anualmente pela ONA (sigla em inglês da Associação de Notícias Online, a Online News Association), em parceria com a Escola de Comunicação da Universidade de Miami. 

Na reportagem, o jornalista Edilson Saçashima visitou os locais atingidos pelo terremoto seguido de tsumani que devastou parte do Japão em março de 2011, colhendo e relatando histórias sobre o esforço para reconstruir o país e superar a crise causada pelo vazamento de radiação de uma usina nuclear. A equipe do UOL apresentou o conteúdo da reportagem de forma inovadora, com ousados recursos de edição e navegação.  

O trabalho é um dos três finalistas na categoria “Non-English Projects, Large”, que reúne grandes projetos em idiomas que não sejam o inglês. Os outros dois finalistas da categoria são uma reportagem do “El Tiempo”, da Colômbia, intitulada “As cordas que nos unem”, sobre os instrumentos de corda usados na música colombiana, e o projeto “Retratos Paraná”, do site “Gazeta do Povo”, em que equipes de reportagem percorreram 10 mil quilômetros mostrando aspectos sociais, econômicos e políticos das cidades visitadas e curiosidades da cultura paranaense.

A lista dos finalistas foi divulgada nesta quarta-feira (29). Segundo a ONA, grande parte dos finalistas nas várias categorias do prêmio se destacam por inovação e excelência em narrativa e publicação digitais. 

Um grupo de 34 influentes jornalistas e profissionais de novas mídias analisou os trabalhos inscritos e selecionou os finalistas. Os resultados da premiação serão anunciados em um evento especial em San Francisco, nos Estados Unidos, no dia 22 de setembro.

"Mais uma vez, ficamos impressionados com a qualidade do trabalho apresentado", disse Josh Hatch, conselheiro da ONA e co-presidente do Comitê de Prêmios de Jornalismo Online. "O uso de multimídia, o poder de dados e meios de comunicação sociais, a capacidade dos jornalistas de integrá-los para informar, entreter e conectar-se emocionalmente com leitores estabeleceram um marco elevado", disse.

Veja a lista de todos os trabalhos finalistas nas diferentes categorias do prêmio (texto em inglês): http://bit.ly/UbpHtG