Topo

Clint Eastwood declara apoio a Romney em Convenção Republicana

Do UOL, em São Paulo

30/08/2012 23h31

O ator e diretor americano Clint Eastwood declarou nesta quinta-feira (30) seu apoio à candidatura do republicano Mitt Romney à Presidência dos Estados Unidos e disse que “É hora de alguém chegar e resolver o problema”. Ele foi o convidado surpresa da Convenção Nacional Republicana, que está sendo realizada em Tampa, na Flórida.

Republicano conhecido, o diretor lembrou a disputa presidência de 2008 e o discurso de esperança e mudança com a eleição de Barack Obama, democrata que será o adversário de Romney em novembro deste ano. “Todos choravam, Oprah chorava. Até eu chorei”, disse, arrancando risos da plateia.

Em seguida, Eastwood citou problemas enfrentados pelos Estados Unidos hoje, dizendo que há motivos para chorar. “Descobri que há 23 milhões de desempregados neste país. Isso é algo para se chorar”.

Para o ator e diretor republicano, a administração Obama “não fez o suficiente”.

Ele ressaltou que os americanos são os donos do país e os políticos, os empregados dos eleitores. “Quando alguém não está fazendo bem o trabalho, devemos deixa-lo ir embora”, disse. “Não devemos votar em alguém que não queremos no gabinete só porque essa pessoa parece ser um cara legal”.

A organização da Convenção havia alimentado nos últimos dias os rumores sobre a participação de um "orador misterioso" que precederia o discurso de Romney. Eastwood, membro do partido republicano desde os anos 50, foi prefeito de Carmel, na Califórnia, no final dos anos 80.

Eastwood expressou seu apoio a candidatura de Romney no início de agosto, quando participou de um evento de angariação de fundos para o republicano em Idaho.