Topo

Jornal italiano cria charge de dom Odilo Scherer driblando cardeais

Na charge, dom Odilo Scherer corre sorridente para o gol, formado por dois castiçais - Reprodução/Corriere della Sera
Na charge, dom Odilo Scherer corre sorridente para o gol, formado por dois castiçais Imagem: Reprodução/Corriere della Sera

Do UOL, em São Paulo

12/03/2013 15h08

Apontado como um dos favoritos a papa, o gaúcho dom Odilo Scherer, 63, arcebispo de São Paulo, virou caricatura em uma charge criada pelo jornal italiano "Corriere della Sera", nesta terça-feira (12).

O jornal publicou em sua capa a imagem de uma partida de futebol em que vários cardeais são driblados por dom Odilo Scherer, que corre sorridente para o gol, formado por dois castiçais.

A charge é intitulada de "Partida a portas fechadas - O brasileiro", em referência ao sigilo mantido pelos cardeais pelo o que acontece dentro da Capela Sistina, no Vaticano, que fica trancada durante o conclave e à fama do Brasil em relação ao futebol.

Curiosamente, a charge foi publicada no mesmo dia que o primo de Odilo, dom Irineu Roque Scherer, bispo de Joinville (SC), concedeu uma entrevista ao UOL, afirmando que o arcebispo era ruim de futebol.

Iniciado 12 dias após a renúncia de Bento 16, o processo de escolha do novo papa é realizado por 115 cardeais, sendo cinco brasileiros: dom Raymundo Damasceno Assis, 76; dom Odilo Scherer, 63; dom Geraldo Majella Agnelo, 79; dom Cláudio Hummes, 78; e dom João Braz de Aviz, 64.