Topo

Bento 16 diz que Deus lhe pediu para renunciar e cita carisma de Francisco

Joseph Ratzinger, o papa emérito Bento 16 (à esq.), é recebido pelo papa Francisco no Vaticano - 5.jul.2013 - L"Osservatore Romano/AP
Joseph Ratzinger, o papa emérito Bento 16 (à esq.), é recebido pelo papa Francisco no Vaticano Imagem: 5.jul.2013 - L'Osservatore Romano/AP

Do UOL, em São Paulo

20/08/2013 17h08

O papa emérito Bento 16 afirmou que foi Deus quem lhe disse para renunciar a seu pontificado, informa a agência católica "Zenit".

Durante uma das poucas visitas privadas concedidas após a renúncia, Bento 16, ao ser questionado por um dos presentes sobre as razões de sua decisão, respondeu: "Deus me disse".

Bento 16 disse ainda que, à medida que observa o carisma do papa Francisco, se dá conta de que sua escolha de renunciar foi "a vontade de Deus".

O papa emérito afirma que não houve "nenhum tipo de aparição ou fenômeno deste tipo", mas que vivenciou "uma experiência mística" na qual Deus fez crescer em seu coração "um desejo absoluto de permanecer a sós com ele, recolhido na oração".

Durante estes encontros, acrescenta o artigo da "Zenit", o papa emérito "não comenta e não revela segredos, não concede declarações que poderiam pesar como as palavras ditas pelo 'outro papa', mas mantém a discrição que sempre o caracterizou".

Bento 16 finalizou dizendo que "observa satisfeito as maravilhas que o Espírito Santo está fazendo com seu sucessor". (Com EFE)