Topo

Soldados chegam a cidade indiana aterrorizada por leopardo

Do UOL, em São Paulo

25/02/2014 12h03Atualizada em 25/02/2014 12h23

Os moradores da cidade de Meerut, na Índia, foram orientados nesta terça-feira (25) pelas autoridades a não deixarem suas casas. Um leopardo adulto está solto pelas ruas desde domingo, e o exército foi chamado para ajudar na operação de capturar do animal. Até o momento ao menos seis pessoas ficaram feridas.

De acordo com o superintendente da polícia local, Abhiskek Singh, o animal “é enorme e muito forte”.

Ontem as escolas e mercados haviam recebido ordens para não abrir, especialmente depois que uma correria em um centro comercial deixou duas pessoas pisoteadas. “É uma medida preventiva”, disse Pankaj Yadav, um político da cidade.

Polícia tenta capturar leopardo

A polícia, soldados e especialistas em animais selvagem estão vasculhando a cidade à procura do leopardo, mas, até agora, não conseguiram encontra-lo.

"É possível que o leopardo tenha voltado para a selva, mas não podemos arriscar. Estamos em alerta", declarou o oficial S.K. Rastogi.

Quatro equipes estão divididas pela cidade com a missão de encontrar o leopardo.

"Cada time tem três pessoas, uma do departamento administrativo, outra do setor de florestas e um policial", afirmou o funcionário público Arvind Gupta.

O leopardo foi encontrado dentro de uma enfermaria vazia de um hospital do exército no domingo, antes que funcionários do organismo de gestão da vida selvagem fossem chamados e conseguissem disparar um dardo tranquilizante no animal.

“Em seguida ele fugiu pelas grades, entrou no saguão de um cinema e depois em um bloco de apartamentos. Depois disso perdemos a pista dele”, informou Singh.

Na semana passada, outro leopardo matou um menino de cinco anos no estado de Chhattisgarh, no centro do país, o mais recente em uma série de incidentes que geram preocupações sobre a destruição dos habitats destes animais, obrigando-os a se dirigir às áreas povoadas.

Segundo especialistas, o crescimento urbano desenfreado contribui para o aumento da aparição de animais selvagens em cidades indianas. (Com AFP)