Topo

Israel aprova nova trégua de 24 horas a pedido da ONU; Hamas mantém ataques

Do UOL, em São Paulo

26/07/2014 18h24Atualizada em 26/07/2014 20h54

O gabinete de segurança de Israel aprovou uma proposta feita pela ONU (Organização das Nações Unidas) de que a trégua humanitária deste sábado (26) fosse estendida por mais 24 horas, segundo porta-voz das Forças Armadas, o coronel Peter Lerner. O Hamas rejeitou a medida e manteve os disparos de foguetes.

A trégua unilateral de Israel deve ocorrer até a meia-noite no horário local (18h de Brasília) deste domingo (27). Durante o período, as Forças Armadas de Israel vão continuar em missão terrestre e podem responder caso sejam atacadas pelos radicais islâmicos.

O porta-voz do Hamas, Fawzi Barhoum, rejeitou a extensão do cessar-fogo afirmando que "qualquer trégua humanitária não terá valor sem a retirada dos tanques israelenses da Faixa de Gaza, sem que seus habitantes possam voltar as suas casas e sem que as ambulâncias transportando os corpos possam circular livremente".

Em entrevista à "CNN" neste sábado, Lerner confirmou que a operação israelense vai se concentrar em destruir com explosivos os túneis criados pelo Hamas e outros grupos radicais islâmicos. Os túneis, alguns com até 3 km de extensão, servem para que terroristas acessem locais fora de Gaza, disse o militar, e cometam ataques e sequestros. A segunda fase, prosseguiu Lerner, será destruir locais que possam abrigar mísseis. 

Mais cedo, Israel havia concordado em estender por quatro horas a trégua humanitária em Gaza. Porém, o grupo radical Hamas rejeitou essa proposta.

O sistema antimísseis israelense chegou a interceptar dois foguetes logo após o fim do prazo humanitário. O braço armado do movimento islamita Hamas, as Brigadas Ezedin al-Qassam, assumiu a responsabilidade pelo disparo de sete foguetes.

Número de mortos sobe para mil

A trégua acordada inicialmente, de 12 horas, foi obedecida por ambas as partes até 20h no horário local (14h no horário de Brasília). Com a trégua humanitária, ambulâncias entraram nas regiões de conflito neste sábado (26) e retiraram mais de uma centena de corpos entre os escombros.

Desde o início da ofensiva israelense em Gaza, em 8 de julho, mais de mil palestinos foram mortos, na sua grande maioria de civis. Outros 6.000 palestinos, também na maioria civis, estão feridos, segundo o Ministério da Saúde palestino.

Do lado de Israel, 42 israelenses morreram, 40 deles soldados, além de um trabalhador tailandês, desde o início da ofensiva.

Mais cedo, uma reunião em Paris reuniu chefes da diplomacia da França, Estados Unidos, Catar, Turquia e o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, para buscar uma trégua duradoura. As autoridades fizeram um apelo pela prolongação do cessar-fogo em vigor, segundo o chanceler francês, Laurent Fabius. 

Bairros devastados

Em Gaza, muitos palestinos aproveitaram o breve respiro para voltar aos seus bairros devastados, onde os cadáveres e os escombros se acumulavam. Multidões procuravam por água e comida.

Equipes de resgate e jornalistas descreviam cenas de desolação: casas que desabaram, corpos enegrecidos entre as ruínas e poças de sangue sobre as marcas dos tanques israelenses.

O Hamas desaconselhou os deslocados pelo conflito --mais de 160 mil, segundo a ONU-- a se aproximar dos imóveis bombardeados e das zonas de combate pela possível presença de artefatos.

O Exército israelense também recomendou que os habitantes não voltassem as suas casas neste minúsculo território onde cerca de 1,8 milhão de pessoas vivem na miséria. (Com agências internacionais)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Israel aprova nova trégua de 24 horas a pedido da ONU; Hamas mantém ataques - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional