Topo

EUA confirmam que estão armando curdos contra jihadistas

Do UOL, em São paulo

11/08/2014 10h11

Os EUA confirmaram nesta segunda-feira (11) que começaram a fornecer armas e munição a forças curdas iraquianas para que combatam no terreno os militantes do Estado Islâmico, movimento radical sunita.

"Estamos trabalhando com o governo do Iraque para fornecer cada vez mais e mais rapidamente as armas necessárias para os curdos", disse a porta-voz do Departamento de Estado Marie Harf à rede de TV CNN.

A porta-voz afirmou que isso tem sido feito desde a semana passada,  mas não informou que agência americana está coordenando o esforço e nem que tipo de armas está sendo enviado.

Cidades iraquianas sob poder ou ameaça de insurgentes Imagem: Arte/UOL

Os militantes do EI, um grupo radical sunita que pretende criar um califado na região, avançaram sobre grande parte do norte do Iraque, incluindo a cidade de Mosul (a segunda maior do país) e áreas do Curdistão iraquiano. Eles agora rumam à capital, Bagdá.

Na última quinta-feira (7), o presidente Barack Obama autorizou  bombardeios aéreos no Iraque em áreas tomadas pelo EI para "proteger norte-americanos" e impedir mortes de civis no país.

Na ocasião, Obama frisou que uma operação por terra estava descartada, para evitar que "vidas de soldados sejam perdidas". (Com agências internacionais)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

EUA confirmam que estão armando curdos contra jihadistas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional