Topo

Rick Perry é o 1º republicano a desistir da corrida pela Casa Branca

Ron Jenkins/Getty Images/AFP
Imagem: Ron Jenkins/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

11/09/2015 19h26Atualizada em 11/09/2015 21h47

O republicano Rick Perry, ex-governador do Texas, é o primeiro pré-candidato à presidência dos Estados Unidos a abandonar a corrida eleitoral pela Casa Branca. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11).

Perry era parte dos 17 pré-candidatos às primárias republicanas para o pleito de 2016. "Hoje, estou suspendendo minha campanha para presidente dos Estados Unidos", anunciou Perry, diante de uma multidão em St. Louis, no Estado do Missouri. "Eu me afasto, sabendo que nosso partido está em boas mãos", afirmou.

Perry deixou o governo do Texas em janeiro para dar início a uma nova campanha pela indicação republicana à Casa Branca, após o fracasso da tentativa de 2012, que é lembrada por uma gafe em um debate, quando esqueceu o terceiro departamento do governo que ele estava se comprometendo a eliminar. A nova candidatura foi lançada no dia 4 de junho, com um vídeo em que Perry destacava seus 14 anos como governador do Texas, o segundo estado mais populoso do país, com ênfase na recuperação econômica.

Desde que apresentou sua pré-candidatura, Perry nunca conseguiu se destacar. Donald Trump chegou a dizer que o ex-governador usava óculos para "parecer mais inteligente".

Perry havia sido excluído do primeiro debate em horário nobre entre os principais pré-candidatos republicanos e foi forçado a parar de pagar alguns funcionários da sua equipe depois que seus fundos de campanha minguaram. (Com agências internacionais)