Topo

Brasileira perde casa após furacão e abandona ilha no Caribe: "coração despedaçado"

Brasileira relata ter perdido tudo após passagem do furacão Irma em São Martinho Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

11/09/2017 17h19

A youtuber Lorrayne Mavromatis, natural de Ribeirão Preto (a 336 quilômetros de São Paulo), mobilizou as redes sociais para pedir ajuda à embaixada brasileira após "perder tudo" com a passagem do furacão Irma. A brasileira teve o apartamento totalmente destruído pela tormenta na ilha franco-holandesa de São Martinho, no Caribe, onde mora com o marido Davi.

Ela e o marido já conseguiram sair da ilha e estão seguros em Porto Rico. Os dois têm cidadania norte-americana embarcaram em um avião da Força Aérea dos Estados Unidos.

Youtuber Lorrayne Mavromatis teve que deixar a ilha de São Martinho, no Caribe Imagem: Reprodução/Instagram

No domingo (10), antes de abandonar São Martinho com destino a Porto Rico, Lorrayne escreveu um texto se despedindo da ilha: “Querida ilha de St. Maarten, dizer adeus hoje foi, sem dúvida, a coisa mais difícil que já fiz na minha vida. Meu coração não aceita e nunca vai aceitar a devastação que você e todas as pessoas daqui passaram. Tantas vidas perdidas. Tantos sonhos quebrados. Tantos corações despedaçados”. E concluiu: Muito obrigada pelas memórias. Muito obrigada por ter dado a mim e ao Davi a melhor experiência de nossas vidas”.

Em nota, o Itamaraty informou que vem monitorando a situação dos brasileiros afetados pela passagem do furacão Irma. Além de São Martinho, o furacão devastou as ilhas britânicas Tortola e Turcas e Caicos. Nas três ilhas, o Itamaraty registrou pouco mais de 60 brasileiros.

Em seu último post no Instagram, a youtuber aparece ao lado do marido e agradece ao exército holandês “por tudo o que fizeram e estão fazendo pela Ilha de St. Maarten”. Ela também agradece aos soldados “por saírem do conforto de seus lares e suas famílias para cuidarem de nós”. E encerra pedindo: “Por favor, continuem protegendo todos aqueles que ainda permanecem lá”.

O Itamaraty afirma que “com a melhoria das condições climáticas, o governo brasileiro decidiu deslocar avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para resgatar os brasileiros que se encontram na ilha de São Martinho, o que deve ocorrer nesta terça-feira (12).

“Três ilhas apresentaram situação de crise com colapso total ou parcial da infraestrutura de transportes, comunicações e abastecimento: São Martinho, Tortola (uma das Ilhas Virgens Britânicas) e Turcas e Caicos (também sob a soberania britânica). Foram registrados, até o momento, pouco mais de 60 brasileiros nessas três ilhas, cerca de 30 em Saint Maarten (lado holandês de São Martinho), 2 em Saint Martin (lado francês), 22 em Tortola e 11 em Turcas e Caicos”, informa o comunicado.

"Estamos vivos. E isso não tem preço"

Antes de estar a salvo em Porto Rico, sem internet, a youtuber pediu para sua família postar uma foto mostrando seu apartamento totalmente destruído e contando que ela e seu marido estavam bem, mas perderam tudo: “Perdemos tudo. Não sobrou nada. Nosso prédio foi um dos mais devastados da ilha e apesar de termos perdido tudo , estamos vivos. E isso não tem preço. Ainda estamos no abrigo. Sem água. Sem internet. Sim, os estudantes terão de ser evacuado, pois a ilha está completamente destruída”.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Brasileira perde casa após furacão e abandona ilha no Caribe: "coração despedaçado" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional