Topo

Ucrânia diz que fingiu morte de jornalista russo para prender suspeito

Declarado como morto, Arkady Babchenko, ao centro, reaparece em coletiva em Kiev - Valentyn Ogirenko/Reuters
Declarado como morto, Arkady Babchenko, ao centro, reaparece em coletiva em Kiev Imagem: Valentyn Ogirenko/Reuters

Do UOL, em São Paulo

30/05/2018 11h44

O jornalista russo Arkady Babchenko, que havia sido declarado morto na Ucrânia na última terça-feira (29), apareceu nesta quarta-feira em uma coletiva de imprensa em Kiev, capital ucraniana. Sua morte foi encenada, de acordo com as autoridades, como uma estratégia da investigação para evitar seu assassinato.

O governo de Kiev e a polícia federal disseram na terça-feira que Babchenko, forte opositor do Kremlin, havia sido baleado nas costas diversas vezes em seu apartamento. 

No entanto, nesta quarta, o chefe do serviço de segurança ucraniano, Vasily Gritsak, afirmou que a agência fingiu a morte do jornalista como uma estratégia da investigação para evitar o assassinato de Babchenko. 

Antes de o jornalista aparecer, Gritsak disse que os investigadores haviam identificado um cidadão ucraniano que teria recebido US$ 40 mil (cerca de R$ 150 mil) do serviço secreto russo para organizar a execução de Babchenko. O homem não identificado, por sua vez, teria contratado um conhecido que lutou na guerra separatista ucraniana para realizar o crime.

A polícia disse ter prendido uma pessoa em decorrência da operação, segundo o jornal britânico The Guardian, mas ainda não foi divulgada a identidade do suspeito. 

O jornalista apareceu na coletiva de imprensa e agradeceu a todos que estavam tristes com sua "morte" e se desculpou com amigos e parentes. Aparentemente ele não havia informado nem mesmo aos familiares mais próximos sobre o plano.

"Ainda sigo vivo", disse o jornalista, que admitiu que cooperou nos últimos dois meses com o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, por sua sigla em ucraniano), em uma operação para evitar um atentado dos serviços secretos russos contra sua vida.

Quem é o jornalista

Babchenko, 41, deixou a Rússia no início de 2017 após receber ameaças de morte e, depois de passar vários meses em Praga, na República Tcheca, se instalou em Kiev.

Homenagem em Moscou ao jornalista russo Arakady Babchenko dado como morto na Ucrânia. Babchenko, no entanto, está vivo - Vasily Maximov/AFP Photo - Vasily Maximov/AFP Photo
O jornalista chegou a receber homenagens em Moscou após o anúncio de seu assassinato
Imagem: Vasily Maximov/AFP Photo

Ex-militar profissional que lutou nas duas campanhas da Chechênia, Babchenko se tornou correspondente de guerra para o jornal "Moskovski Komsomolets" e, mais tarde, passou a escrever para o jornal opositor "Novaya Gazeta", no qual teceu abertamente críticas ao regime do presidente Vladimir Putin.

O jornalista foi protagonista de várias polêmicas, como quando afirmou que não lamentava a morte dos 92 ocupantes do avião que caiu em 2016, que voava para a Síria com os integrantes do coral e do grupo de dança Ensemble Alexandrov do exército russo.

(Com informações da AP e EFE)