Rogério Gentile

Rogério Gentile

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Igreja de Valdemiro aluga imóvel, não paga, e Justiça manda arrombar

A Justiça paulista determinou o despejo de um imóvel alugado pela Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada em 1998 pelo apóstolo Valdemiro Santiago.

A ordem foi dada pelo juiz Diego Bocuhy Bonilha em razão de uma dívida de cerca de R$ 75 mil na locação de um apartamento para uso de pastores, em São Paulo.

Na decisão, o juiz autorizou o arrombamento do imóvel com uso de força policial, considerando que não houve a desocupação voluntária.

O imóvel fica no edifício Beverly Hills Residence Club, na Mooca

O processo foi aberto pela Terrantez Imobiliária. "Ultrapassados mais de 60 dias desde que a sentença condenatória transitou em julgado, a Igreja não tomou nenhuma medida para a desocupação do imóvel", afirmou na ação.

A Mundial se defendeu no processo afirmando ser uma instituição sem fins lucrativos, "que se mantém apenas da ajuda dos fiéis, mediante contribuições voluntárias esporádicas".

Não negou a dívida, mas afirmou que instituições religiosas, assim como hospitais, asilos e estabelecimentos de ensino, possuem uma proteção maior da legislação, tendo prazo legal de um ano para desocupação.

A Justiça rejeitou a argumentação.

Fundada em 1998 na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, por Valdemiro, um dissidente da Igreja Universal, a Mundial afirma ter cerca de 6 mil templos, conforme o seu site na internet.

Continua após a publicidade

A Mundial é alvo atualmente de uma série de cobranças judiciais por dívidas. A crise, segundo a Mundial, foi potencializada pela pandemia do coronavírus e o fechamento dos templos em razão das medidas de restrição social.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.