Topo

Trump foi gravado por advogado discutindo pagamento a ex-modelo da Playboy, diz NYT

Trump e a ex-modelo da Playboy Karen McDougal, em foto de arquivo - Instagram/karenmcdougal
Trump e a ex-modelo da Playboy Karen McDougal, em foto de arquivo Imagem: Instagram/karenmcdougal

Do UOL, em São Paulo

20/07/2018 13h56

O advogado de Donald Trump Michael Cohen gravou em segredo uma discussão com ele sobre pagamentos a Karen McDougal, uma ex-modelo da Playboy que afirma ter tido um caso com o presidente americano, relatou nesta sexta-feira o The New York Times. 

O jornal, citando advogados e outras pessoas com conhecimento da gravação, disse que o FBI apreendeu a gravação neste ano durante operação de busca no escritório de Cohen. O jornal citou advogados e outras fontes próximas do caso. 

McDougal diz que manteve um caso com Trump por meses depois que se conheceram em 2006, logo após Melania Trump dar à luz seu filho Barron. Anteriormente, ela havia dito à CNN que ele tentou pagá-la por sexo.

Cohen, que não defende mais Trump, é investigado por outros pagamentos para silenciar mulheres com histórias constrangedoras sobre o magnata antes das eleições de 2016 - como a atriz pornô Stormy Daniels, cujo verdadeiro nome é Stephanie Clifford. Cohen pagou 130 mil dólares pelo silêncio de Daniels sobre seu suposto caso com Trump, e o presidente admitiu ter reembolsado o advogado posteriormente.

A polêmica em torno dos casos envolve a acusação de que Cohen poderia ter violado as leis de financiamento de campanha porque seu pagamento representava uma contribuição com o objetivo de evitar informações prejudiciais a Trump na imprensa.

A gravação divulgada pelo NYT alimenta a especulação sobre quanto dano Cohen - que tem demonstrado a sua disposição para cooperar com os procuradores contra o presidente, a fim de evitar a prisão - poderia causar a Trump.

O atual advogado pessoal de Trump, o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani, confirmou a veracidade da gravação para o NYT, mas acrescentou que o pagamento nunca foi feito e disse que o presidente republicano não participou de nenhum delito.

Os advogados de Cohen descobriram a gravação como parte de uma revisão dos materiais apreendidos na ação e a compartilharam com os advogados de Trump, informou o Times.

Revista de celebridades comprou história de modelo e depois 'engavetou'

Karen McDougal recebeu 150 mil dólares em 2016 da revista de celebridades National Enquirer pela exclusividade da história sobre o caso com Trump, mas a entrevista nunca foi publicada. Em abril, ela disse que entrou em acordo com a revista para que pudesse falar abertamente sobre isso.

O contrato foi visto como uma forma de a National Enquirer - cujo dono, David Pecker, é amigo de Trump - "engavetar" histórias que manchassem a imagem do então candidato à presidência. Durante as eleições de 2016, a revista publicou diversos textos atacando os adversários de Trump nas primárias republicanas e, posteriormente, direcionou as publicações negativas para a democrata Hillary Clinton.