Topo

'Um pedaço do nosso coração ficou sob os escombros da ponte': quem são as vítimas do desabamento na Itália

Do UOL, em São Paulo

15/08/2018 17h24Atualizada em 15/08/2018 19h52

O governo de Gênova, na Itália, afirma que 39 pessoas morreram no desabamento de uma ponte na cidade. Entre as vítimas estão duas famílias, três crianças, um chef chileno e dois trabalhadores municipais que foram esmagados pela queda dos destroços. O funeral das vítimas será realizado neste sábado (18), a partir das 11h (horário local).

Roberto Robbiano (44), Ersilia Piccinino (41) e Samuele (8) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Roberto Robbiano (44), Ersilia Piccinino (41) e Samuele (8)

A família vinha de Campomorone, onde vivia, e iria almoçar com parentes em Voltri. Um amigo da família afirmou que reconheceu o carro e um dos brinquedos do menino --uma bola do Homem-Aranha. Dentro do veículo estava ainda um balde, uma pá e um guarda-sol de praia. A família se preparava para viajar para a Sardenha em férias. Segundo a imprensa italiana, enquanto os corpos eram resgatados, um celular tocava dentro do veículo com a palavra "Mamma" identificando o telefonema.

Andrea Vittone (59) , Claudia Possetti (48), Manuele (16) e Camilla (12)

A família vivia em Pinerolo, na região de Turim. Segundo o jornal "La Repubblica", Andrea e Claudia viviam juntos havia muito tempo, mas só se casaram em julho deste ano. Manuele e Camilla são filhos do primeiro casamento de Claudia. A família também estava em férias. Manuele era praticamente de mountain bike e considerado uma promessa do ciclismo.

Melissa Artus (21), Nathan Gusman (20), Axelle Place (19) e William Pouzadoux (22)

Melissa Artus (21), Nathan Gusman (20), Axelle Place (19) e William Pouzadoux (22) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Os quatro jovens franceses estavam a caminho de um festival de música eletrônica na Itália. Melissa e Nathan eram namorados e amigos de Axelle, e os três viviam na região de Toulouse, segundo a imprensa francesa. Como Melissa havia colocado um anúncio em sua página no Facebook abrindo vaga para mais um passageiro viajar com o trio, Pouzadoux seguia com o grupo.

Giovanni Battiloro (29), Matteo Bertonati (26), Gerardo Esposito (26) e Antonio Stanzione (29)

Giovanni Battiloro (29), Matteo Bertonati (26), Gerardo Esposito (26) e Antonio Stanzione (29) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Os quatro amigos de Torre del Greco, nos arredores de Nápoles, seguiam para Nice e Barcelona. Cerca de 40 minutos antes passar pela ponte, Giovanni postou um vídeo ao vivo no Instagram em que mostrava a viagem animada dos amigos no Golf cinza.

Bruno Casagrande (35) e Mirko Vicini (31)

Mirko Vicini  - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Mirko Vicini
Imagem: Reprodução/Facebook

Os dois estavam desempregados há meses até conseguirem um emprego temporário em uma empresa de gerenciamento de lixo. Eles estavam dentro de uma van em um centro de reciclagem instalado embaixo da ponte quando morreram esmagados pelos escombros da ponte.

Stella Boccia (24) e Carlos Jesús Erazo Trujillo (27)

Stella Boccia (24) e Carlos Jesús Erazo Trujillo (27) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

O casal de namorados vivia em Arezzo, na Toscana, e estava junto havia pouco tempo. Eles foram identificados pela placa do veículo em que viajavam de férias. Na página do Facebook do restaurante da família de Stella, centenas de clientes deixaram manifestações de condolências depois que os pais da jovem publicaram a mensagem: "Pedimos desculpas aos nossos clientes. Um pedaço do nosso coração permanece sob os escombros da ponte de Gênova". Carlos era peruano vivia na Itália desde os 11 anos. Morava com a mãe e trabalhava em um restaurante.

Andrea Cerulli (47)

Andrea Cerulli (47) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Pai de um menino pequeno, Cerulli morreu a caminho do trabalho no porto de Gênova. Ele era jogador de futebol amador do Genoa Club Portuali Voltri.

Alberto Fanfani (32) e Marta Danisi (29)

Alberto Fanfani (32) e Marta Danisi (29) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Enfermeira da Sicília, Marta tinha começado recentemente a trabalhar em um hospital em Alexandria, no norte da Itália. Seu noivo, Alberto, era anestesista de Florença. Acredita-se que o casal seguia para a cidade de Alexandria. Eles se conheceram no hospital de Pisa e planejavam o casamento para maio de 2019.

Elisa Bozzo (34)

Elisa Bozzo (34) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

A jovem de Busalla, nos arredores de Gênova, era procurada pelos amigos nas redes sociais até que seu corpo foi resgatado nos escombros da ponte. 

Juan Carlos Pastenes (64), Nora Rivera (47) e Juan Figueroa Carrasco (68)

Juan Carlos Pastenes e Nora Rivera  - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Juan Carlos Pastenes e Nora Rivera
Imagem: Reprodução/Facebook

Os três chilenos passavam sobre a ponte no momento do colapso. Pastenes era chef e vivia na Itália havia mais de três décadas. Nora, sua mulher, estava no veículo, assim como o colega do casal Figueroa (sem foto).

Marius Djerri (22) e Edi Bokrina (28)

Marius Djerri (22) e Edi Bokrina (28) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os amigos de origem albanesa estavam a caminho de Rapallo, na região, e passaram atrasados pela ponte. Trabalhavam em uma empresa de limpeza e tinham ligado pouco tempo antes para avisar do atraso. Marius vivia na Itália desde os três anos e passava pela ponte todos os dias. Edy era casado há três anos. Seus corpos estão entre os primeiros que foram resgatados.

Gennaro Sarnataro (43)

Gennaro Sarnataro (43) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Pai de duas crianças, o caminhoneiro transportava frutas e legumes e voltava da França quando morreu no desabamento da ponte.

Luigi Matti Altadonna (35) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Luigi Matti Altadonna (35)

Pai de quatro filhos, Luigi dirigia uma van no momento em que a ponte desabou. Antes de sua morte ser confirmada, parentes fizeram apelos nas redes sociais em busca de informações do seu paradeiro. Sua família é de Borghetto, mas Luigi vivia em Gênova havia bastante tempo.

Henry Diaz (30)

Henry Diaz (30) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

O colombiano era membro do conselho de diretores do Inter Club  Recco - Golfo Paradiso, uma equipe de jovens ligados ao Inter de Milão. Ele terminava os estudos em engenharia mecânica aérea. Na Colômbia, seu irmão, Emmanuel, afirmou ter visto pela TV a retirada do carro amarelo que Henry dirigia --o mesmo veículo tinha sido usado na véspera do desabamento, quando Henry deixou Emmanuel no aeroporto.

Giorgio Donaggio (57)

Giorgio Donaggio - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O ex-campeão italiano de moto trial estava entre os desaparecidos em Gênova. Ele seguia para Santa Margherita Ligure no momento do desabamento. Era casado e pai de três filhos.

Outras vítimas:

Vincenzo Licata (58), dono de uma transportadora
Francesco  Bello (41)
Sandro Campora (53)
Alessandro  Campora, 55

Angela  Zerilli (58).