Topo

Forte terremoto sacode a Venezuela; tremores são sentidos no Norte do Brasil

21.ago.18 - Pessoas deixam prédio em Caracas, após terremoto de 7,3 graus atingir o país - Marco Bello/Reuters
21.ago.18 - Pessoas deixam prédio em Caracas, após terremoto de 7,3 graus atingir o país Imagem: Marco Bello/Reuters

Do UOL, em São Paulo

21/08/2018 19h51

Um forte terremoto sacudiu na tarde desta terça-feira (21) a Venezuela, provocando pânico na população. Até o momento não foram reportadas vítimas ou grandes danos. Tremores também foram sentidos em outros países da região, como no norte do Brasil, Colômbia e Trinindad e Tobago. 

Segundo o instituto de sismologia local, o tremor atingiu magnitude 6,3 na escala Richter, enquanto o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS) atribuiu ao terremoto magnitude 7,3. O O Observatório Sismológico da UnB, que usa dados da Rede Sismográfica Brasileira em suas análises, confirmou que o abalo foi sentido na zona Norte do Brasil.

De acordo com a Fundação Venezuelana de Pesquisas Sismológicas (Funvisis), o tremor foi registrado às 17h31 locais (18h31 de Brasília).

O epicentro foi registrado 19 km a sudeste de Yaguaraparo, estado de Sucre, 400 km a leste de Caracas, e a uma profundidade de 0,1 km.

Vídeos nas redes sociais mostram moradores de Caracas evacuando edifícios no centro da cidade. Também nas redes, moradores de Manaus e Boa Vista relataram terem sentido os tremores. 

O professor Marcelo Rocha, do Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília), explicou ao UOL que o que os brasileiros sentiram na região Norte do país foi uma espécie de “onda”, como um reflexo do terremoto na Venezuela. “Segundo os relatos que tivemos de pessoas em Boa Vista (RR), por exemplo, não houve queda de objetos, a intensidade foi bem menor do que os venezuelanos sentiram mais próximo do epicentro”, afirma o especialista.

Segundo Rocha, os moradores da região não precisam se preocupar. “Foi um susto. Em geral, a primeira reação é sair dos prédios, mas o terremoto não representou perigo”, disse.

(com AFP)