Polícia prende suspeito de participar de ataque em Utrecht, na Holanda
A polícia holandesa prendeu o turco Gökmen Tanis (37), o principal suspeito de disparar e matar três pessoas hoje em um bonde elétrico em Utrecht (a cerca de 50 km de Amsterdã). A ação, que ocorreu por volta de 10h45 (6h45 em Brasília), deixou outras cinco pessoas feridas.
O prefeito da Utrecht, Jan van Zanen, chegou a dizer que terrorismo é "o motivo mais plausível", mas outras versões sobre o caso estão sendo consideradas. Três dos feridos seguem internados em "estado grave", disse o prefeito durante entrevista coletiva à imprensa.
Parentes de Tanis informaram à agência de notícias estatal Anadolu, da Turquia, que ele disparou contra um parente por "motivos familiares" e depois atirou em outras pessoas que tentaram ajudar a vítima.
O pai de Gokmen Tanis, Mehmet Tanis, disse que quer que seu filho seja "punido" se realmente for o autor do ataque. A família é de Yozgat, no centro da Turquia. Mehmet Tanis disse à agência de notícias turca DHA que ele retornou à Turquia em 2008 depois de se divorciar de sua mulher, que ficou com Gokmen na Holanda, para onde haviam emigrado juntos.
Atirador fugiu em carro roubado
Uma testemunha reportou ao veículo de imprensa "NU" que o homem começou a atirar aleatoriamente contra quem estava ao seu redor. À NRC, uma testemunha disse que ele parecia mirar nas pessoas que estavam sentadas.
"O motorista não conseguiu abrir as portas imediatamente, mas dois rapazes perto de mim quebraram a janela para que eu pudesse sair", contou, sem se identificar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.