Topo

Imprensa internacional reage ao discurso de Bolsonaro na ONU

Do UOL, em São Paulo

24/09/2019 14h49

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral da ONU repercutiu em todo o mundo. Além de figurar negativamente nos Trending Topics do Twitter com a tag "Bolsonaro envergonha o Brasil", o discurso foi avaliado de forma minuciosa pela imprensa internacional.

James Gibney, colunista de relações internacionais da Agência de Notícia Bloomberg acusou Bolsonaro de mentir sobre a preservação da Amazônia, um ponto alto do discurso do presidente.

"Você teria que ignorar tudo o que ele disse durante sua campanha para acreditar nele", afirmou Gibney.

As agências também reproduziram a afirmação feita pelo presidente de que "a Floresta Amazônia pertence ao Brasil".

O site norte-americano Politico destacou as mudanças na "questão dos direitos indígenas", anunciada pelo presidente brasileiro. Bolsonaro afirmou que não irá mais conceder demarcação de território para os povos originários porque "o índio não quer ser latifundiário pobre em cima de terá rica".

O jornalista Tom Phillips, correspondente do jornal britânico 'The Guardian' no Brasil, garantiu que a fala do presidente é "calamitosa para a imagem do Brasil no mundo".

A leitura de Phillips parece ser endossada pelo comentário do ministro da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento da Suécia, Peter Eriksson, que disse que o líder brasileiro estava zangado e direcionou sua raiva para os países ocidentais ao invés de tratar "da crise climática ou dos problemas dos incêndios na Amazônia".