Topo

Esse conteúdo é antigo

Navio com 43 pessoas e quase 6 mil vacas afunda no Japão

02.set.2020 - Guarda Costeira resgatou filipino que estava a bordo de navio que desapareceu no mar da China oriental durante passagem do tufão Maysak - Japan Coast Guard/Handout via Reuters
02.set.2020 - Guarda Costeira resgatou filipino que estava a bordo de navio que desapareceu no mar da China oriental durante passagem do tufão Maysak Imagem: Japan Coast Guard/Handout via Reuters

Do UOL, em São Paulo

03/09/2020 09h56Atualizada em 03/09/2020 14h41

Um navio com 43 pessoas e mais de 5.800 cabeças de gado a bordo afundou ontem na costa do Japão, informou a Guarda Costeira do país. Apenas uma pessoa foi resgatada com vida até o momento.

Segundo as primeiras informações, quando a embarcação Gulf Livestock 1 estava a cerca de 200 km da ilha japonesa de Amami Oshima, os tripulantes emitiram um pedido de ajuda por conta da passagem do tufão Maysak pela região.

O Gulf Livestock 1 tinha 134 metros de comprimento e deixou o porto de Napier, na Nova Zelândia, no fim de agosto com destino a Tangshan, na China. A viagem deveria durar 17 dias. A bordo, estavam 39 filipinos, dois neozelandeses e dois australianos.

O Ministério das Relações Exteriores da Nova Zelândia disse à agência Reuters que 5.867 bovinos estavam na embarcação.

"Eu sou o único?"

De acordo com veículos internacionais, um marinheiro filipino, identificado como Sareno Edvarodo, 45, que estava a bordo foi resgatado no mar em boas condições de saúde.

"Água", disse o homem no vídeo da Guarda Costeira japonesa. "Obrigado, muito obrigado. Eu sou o único? Ninguém mais?" Um dos motores do navio parou de funcionar quando uma grande onda o fez girar, segundo o depoimento deste tripulante.

Ele explicou que pulou no mar quando o navio estava virando e teve apenas tempo de colocar o colete salva-vidas. O navio então afundou, disse ele, quando o tufão Maysak passou pela área. O sobrevivente disse que não viu outros membros da tripulação enquanto esperava por ajuda.

Um barco inflável na mesma área foi avistado por um avião na noite de ontem, sem que os serviços de emergência pudessem acessá-lo no momento. Três barcos da guarda costeira, cinco aviões e mergulhadores especializados estão envolvidos nas operações de resgate.

O Departamento das Relações Exteriores das Filipinas informou que acompanha as buscas e as informações do caso a partir do próprio consulado em Osaka, no Japão.

O tufão Maysak — equivalente a um furacão de categoria 4 (em uma escala que vai até 5) — atingiu o mar chinês oriental com ventos superiores a 200 km/h, provocando um segundo tufão, o Haishen, que deve continuar a ganhar força nesta semana e seguir até Kyushu, no sul do Japão.

Transporte de gado

A embarcação foi encarregada de transportar gado pela Australasian Global Exports, com sede na Austrália, que disse estar em contato com as famílias de alguns membros da tripulação, bem como com autoridades locais.

"Nossos pensamentos e orações também estão com os oficiais do barco, a tripulação, outros funcionários e suas famílias", escreveu a empresa em um comunicado.

O Ministério de Indústrias Primárias da Nova Zelândia anunciou, por sua vez, que estava suspendendo temporariamente as exportações de gado vivo, acrescentando "querer entender o que aconteceu" com este navio.

*Com ANSA e da RFI