NY Times: 15 milhões de doses de vacina da J&J são desperdiçados nos EUA
Um erro humano em uma fábrica de Baltimore, nos Estados Unidos, teria causado a perda de 15 milhões de doses da vacina da Johnson & Johnson contra a covid-19. A informação é do New York Times.
Segundo o jornal, a fábrica administrada pela Emergent BioSolutions produzia duas vacinas contra o coronavírus e, acidentalmente, misturou ingredientes delas há algumas semanas. Isso teria, além de arruinado a produção, atrasado a autorização das linhas de produção da empresa .
Conforme o jornal, o erro interrompeu as futuras remessas da Johnson & Johnson nos EUA, enquanto a FDA, agência federal de saúde norte-americana, investiga. O imunizante, que é de dose única, é a esperança para acelerar o programa nacional de imunização dos Estados Unidos.
O problema não afeta as doses que atualmente estão sendo usadas no país, pois essas foram produzidas na Holanda. Conforme a J&J, já foi entregue uma quantidade capaz de imunizar mais de 20 milhões de pessoas nos EUA. O plano da empresa é entregar 100 milhões de vacinas até o final de maio.
Em comunicado à imprensa, a Johnson & Johnson disse que durante o processo de controle de qualidade identificou um lote de substância medicamentosa que não atendia aos padrões. "Este lote nunca avançou para as etapas de envasamento e acabamento de nosso processo de fabricação", diz a nota.
A empresa afirmou, ainda, que está fornecendo especialistas em fabricação, operações técnicas e qualidade para estarem presentes na fábrica da Emergent "para supervisionar, dirigir e apoiar toda a fabricação da vacina da Johnson & Johnson contra a covid-19".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.