TixaNews

TixaNews

Opinião

E eis que os chefes militares apareceram num 8 de Janeiro

Esta é a newsletter TixaNews. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São dezenas de opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.

Não quero dizer nada, mas os "atos democráticos" deste 8 de Janeiro tiveram menos Ibope que os "atos antidemocráticos" daquele 8 de Janeiro. Quem contou diz que neste foram umas 1.200 pessoas. Naquele, só de presos, foram quase 2 mil.

A parte boa deste é que ninguém destruiu nada. E também desta vez todos os chefes dos militares compareceram (naquele teve uns que caíram fora). Mas vale registrar que só um presidente de Poderes compareceu. Faltaram: o presidente do Senado, o presidente da Câmara e o presidente do Supremo. Já pensou se a democracia tirasse férias também?

Quem esteve presente desta vez, além do Lula e dos milicos, foi o Xandão. Compareceu junto com o supremo Edson Fachin e o supremo Gilmar Mendes (o do Gilmarpalooza). E agora é oficial, segundo Lula, o Xandão será para sempre Xandão.

E desconfio que o Xandão não tirou férias porque queria mandar um recadinho para o Zucka Cachinhos Dourados (o Mark Zuckerberg do Fakebook, digo, Facebook). Nosso xerife-geral da República não se abala. Xandão disse hoje que a verdadeira causa dos atos golpistas foram as redes sociais e garantiu que o Supremo vai regular a bagaça e fazer todo mundo seguir a cartilha.

É esse hoje o desafio no Brasil e no mundo, de não permitir que as big techs, com seus dirigentes irresponsáveis, por achar que por terem dinheiro podem mandar no mundo, de regulamentar e responsabilizar.

Alexandre de Moraes, Ministro do Supremo Tribunal Federal

E caso alguém ainda esteja por fora do que está acontecendo, o Zucka disse que vai mudar as suas regras de publicação e que vai demitir os checadores de fatos. Mas a partir de agora o conteúdo político foi liberado e otrascositasmás. Por exemplo, agora está liberado dizer que quem é homossexual tem problemas mentais. Juro que eu não acreditei que isso estava escrito lá nas regras. Mas está, darling. O trecho diz assim:

"Nós permitimos alegações de doença mental ou anormalidade quando baseadas em gênero ou orientação sexual, dado o discurso político e religioso sobre transgenerismo e homossexualidade."

E o Zucka também reclamou que têm tribunais secretos na América Latina fazendo censura silenciosa. Xandão faz isso, Tixa? Ele já deu várias decisões em processos sigilosos mandando derrubar postagens e perfis que considerou criminosos, darling. Mas lindo mesmo é ver a hipocrisia do Zucka que derruba perfis a seu bel prazer, derruba sua conta do zap, proíbe seus posts, dizendo que você feriu as regras, e vai você lá tentar saber o que você fez de errado para ver o que acontece. Tenta, darling. Pode procurar o papa que não tem solução. Sei lá, a não ser que você seja realmente amigo do Zucka. Tipo o Dana White.

Mas voltando aos atos, Lula discursou, falou de como a democracia é linda e que eles estão aqui e os golpistas não. Tudo muito lindo. Mas eis que o Daniel Weterman do Estadão contou que o governo Lula simplesmente zerou o orçamento para o Museu da Democracia. E nem botou nada do Orçamento para 2025. É isso, cada um faz a democracia com o dinheiro que tem.

Continua após a publicidade

Quem não se comunica, se trumbica

Aê, Tixa! Eu não sou o Chacrinha
Aê, Tixa! Eu não sou o Chacrinha Imagem: Arte: TixaNews

E o Lula contrata um ministro novo para melhorar a comunicação (que vai ladeira abaixo) e aí me manda essa hoje:

Eu sou um amante da democracia. Não sou nem marido, eu sou amante, porque, na maioria das vezes, os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres. Eu sou um amante da democracia e conheço o valor dela.

Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente do Brasil

Ah não, companheiro Lula, cê não mandou essa!

Não preciso nem dizer que a Janja se revirou na cadeira, né? E pior foi advogado estrela dizendo no Twitter que não entendeu porque a fala é machista. Osh!!!! Até meu baianês veio com tudo (alô, baianos!!! Amo demais!).

Continua após a publicidade

Realmente, esse povo está precisando não só melhorar a comunicação como fazer um cursinho (menos com o Marçal, por favor, porque ele acredita que mulher nem tem capacidade de ser milionária como ele. Já vi as superlives dele, darling. Ele que aguarde pela Tixa).

Mais um candidato

Imagem

Por falar em Marçal, ele anunciou hoje que vai ser candidato a presidente também. Dessa vez ele se atrasou, foi atropelado pelo Gusttavo Lima. Mas não se abalou e disse que quer fazer uma chapa com o cantor.

E será que o Lula vai ficar nessa de ficar falando de democracia e democracia e democracia e democracia? Alguém devia avisá-lo que a Kamala Harris lá nos Estados Unidos também ficou nessa de democracia e democracia e democracia e agora o Donald Trump está lá, avisando que quer anexar até o Canadá.

Por falar nisso, o mercadão (lá nos Estados Unidos, o mercado financeiro não é mercadinho, não, é mercadão) se estressou com o Trump hoje. A CNN informou que diversas fontes relataram que ele está considerando decretar uma emergência econômica para justificar um pacote de tarifas contra todo tipo de país: aliados e adversários. Como vocês notam, notícia não vai faltar, BRASEW.

Continua após a publicidade
Imagem

Você já conhece a Tixa News?
Política contada de um jeito leve e divertido é aqui com a Tixa, darling. Todo dia, ou melhor, toda noite, o que acontece na política brasileira chega no seu canal preferido com o boletim #éNoiteNaCidade. Clique em LEIA MAIS e venha nos conhecer, darling!

Quem faz a Tixa: Josette Goulart, Marcelo Chello, Juliana Souza e Pedro Vedovato.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.