Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher é diagnosticada com peste rara transmitida por gatos, nos EUA

Imagem meramente ilustrativa de um gato -  Ben Kerckx por Pixabay
Imagem meramente ilustrativa de um gato Imagem: Ben Kerckx por Pixabay

Colaboração para o UOL

21/09/2021 00h21Atualizada em 21/09/2021 08h46

O Departamento de Saúde do estado de Wyoming informou que especialistas investigam um caso raro de peste pneumônica em uma mulher do condado de Fremont, nos Estados Unidos. Segundo as autoridades, a paciente provavelmente contraiu a doença através de seus gatos de estimação.

Causada pela bactéria Yersinia pestis, a infecção é mais conhecida por ter assolado a Europa durante o século 13. Embora seja rara, ainda hoje há alguns registros da doença ao redor do mundo.

Conforme os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), em torno de sete casos são registrados por ano nos Estados Unidos. Os casos, todavia, ficam concentrados em estados como Novo México, Arizona e Colorado, mantendo a infecção limitada ao oeste do território estadunidense.

No comunicado emitido pelo Departamento de Saúde de Wyoming, no último dia 15 de setembro, as autoridades da saúde alertaram que este caso é o primeiro registrado no estado desde 2008. Todavia, a paciente em questão trata-se do sétimo caso relatado em um ser humano desde 1978 na unidade federativa.

Segundo os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, cerca de 80% dos casos analisados nos Estados Unidos provêm da peste bubônica. A doença pode ser transmitida aos seres humanos a partir de picadas de pulgas, contato com animais infectados ou fluidos corporais.

No entanto, conforme o comunicado emitido pelas autoridades, o caso da moradora de Wyoming é ainda mais incomum. Isso porque, a paciente foi contaminada pela forma mais rara e grave da doença, chamada de peste pneumônica.

Se a infecção não for tratada rapidamente, o indivíduo contaminado pode desenvolver outros tipos de enfermidade e, além disso, pode transmitir para outros seres humanos ou animais.

Segundo os especialistas, felinos "podem representar um risco significativo de peste para proprietários, veterinários e outras pessoas que manuseiam ou entram em contato próximo com esses animais devido à possível aerossolização de bactérias", conforme informou o CDC.

Atualmente, a taxa de mortalidade por peste nos Estados Unidos está em torno de 11% dos casos. Contudo, é possível tratar a doença com antibióticos. Pensando nisso, as autoridades locais estão incentivando a população a se prevenir utilizando antibióticos após terem contato com pessoas contaminadas.

Já sobre o quadro de saúde da mulher contaminada por gatos, um porta-voz informou ao Gizmodo que a paciente apresenta sintomas graves até o momento.