Foto de formigas interagindo com pulgão vence concurso internacional
Revelando a interação entre duas formigas e um pulgão, uma imagem batizada de "Mutualismo" e captada na Índia, por Vishwanath Birje, ganhou o concurso de fotografias da Royal Society of Biology de 2021. O tema do registro chama a atenção para a colaboração entre espécies.
Na foto, as formigas consomem uma substância açucarada excretada por um pulgão amarelo — em troca, o protegem de outros organismos, como os cupins e os ácaros vermelhos.
"Na natureza, você não escolhe um assunto. Muitos eventos mágicos ocorrem ao nosso redor", afirmou Birje. "Eu apenas fui mais curioso e observador. Cada elemento nessa fotografia está cumprindo seu papel. Estou muito orgulhoso da minha foto ter sido vencedora".
O mutualismo define um tipo de associação entre populações diferentes em que ambas se beneficiam. Entretanto, podem estabelecer ou não um estado de interdependência fisiológica.
Em uma comunidade, as populações interagem por meio de seus indivíduos, exercendo assim influências recíprocas tanto no nível individual como no populacional. Essas interações podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma população, sendo chamadas intraespecíficas, ou entre indivíduos de populações diferentes, as interespecíficas.
No caso do mutualismo, a interação ocorre entre populações distintas, e como nenhuma população é prejudicada, é chamada de relação harmônica.
O concurso anual de fotografia da Royal Society of Biology atrai inscrições de fotógrafos amadores de todo o mundo, com mais de 1.600 inscrições recebidas este ano, sob o tema "Interconectados".
A sociedade é uma organização de membros para biólogos e entusiastas da biociência em todo o mundo. Assessora governos e influencia as políticas, além de contribuir nas áreas da educação e de desenvolvimento profissional. Sua finalidade é incentivar o interesse público pelas ciências.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.