Topo

Esse conteúdo é antigo

'Fui abençoado', diz homem com maior nariz do mundo, recordista do Guinness

Mehmet Özyürek afirmou que era alvo de chacota de amigos na infância, mas passou a se aceitar Imagem: Reprodução/ Guinness World Records

Do UOL, em São Paulo

30/11/2021 19h21Atualizada em 30/11/2021 19h22

Mehmet Özyürek, de 72 anos, foi reconhecido como detentor do maior nariz de uma pessoa viva (do sexo masculino) no mundo em mais de duas décadas, em medição feita pelo Guinness World Records. A verificação foi feita neste mês na sua cidade natal, Artvin, na Turquia. O nariz de Mehmet mede 8,8 centímetros e manteve-se como recorde.

"Meu olfato é diferente das outras pessoas. Eu digo 'há um cheiro aqui'. Outras pessoas dizem 'não sentimos esse cheiro'. Eu digo, 'você pode não sentir, mas eu posso'. Por exemplo, eu entro na minha casa e posso dizer imediatamente qual prato está cozido", declarou ele ao Guinness, em comunicado divulgado na última semana. "Eu amo meu nariz. [...] Fui abençoado".

Nariz de Mehmet Özyürek tem 8,8 centímetros e foi considerado recordista oficialmente, pela primeira vez, em janeiro de 2001 Imagem: Reprodução/ Facebook/ Guinness World Records

O Guinness, instituição responsável pelos registros anuais dos recordes, disse que o nariz do turco foi medido pela primeira vez em 31 de janeiro de 2001, no programa de TV Guinness World Record: Primetime, em Los Angeles, nos EUA. Desde então ele teve as medidas conferidas duas vezes para verificar se o nariz cresceu: em 2010 e neste ano, em 13 de novembro.

Contudo, o nariz dele permaneceu do mesmo tamanho. De acordo com os organizadores do Livro dos Recordes, isso desmascara o "mito comum" de que o nariz e as orelhas crescem com o avanço da idade.

Um vídeo publicado pelo perfil do Guinness no TikTok em outubro já acumula mais de dois milhões de curtidas e 22 milhões de visualizações. Muitos ficaram impressionados pelo tamanho do nariz do turco.

Quase toda família de Mehmet herdou a característica de ter narizes grandes, mas ainda não é claro o que está por trás disso. "É uma condição genética, pelo o que eu entendi. Não houve uma explicação pelos médicos, mas eu tenho isso na minha família, então meu pai tem, meus tios têm, eu tenho".

As gerações seguintes a ele não vieram mais com essa característica. O que pode ter evitado que elas sofressem bullying, por exemplo, pelos seus colegas da escola, assim como Mehmet sofreu.

Certificado que Mehmet Özyürek ganhou; Guinness esteve na Turquia neste mês para medir nariz de Mehmet pela 3ª vez Imagem: Reprodução/ YouTube/ Guinness World Records

"Meus amigos costumavam me chamar de 'narigão' para me chatear. Mas eu dei uma olhada para mim mesmo. Foi quando me olhei no espelho — eu descobri a mim mesmo. Deus me fez assim, não há nada que possa ser feito nessa situação. Eu aprendi a viver em paz com meu físico", declarou.

Agora, ele carrega consigo o orgulho de representar a Turquia, o Mar Negro e sua cidade Artvin a nível internacional com o reconhecimento do Guinness desde 2001. "Alguns se tornam mártires, alguns Primeiros-ministros e alguns se tornam recordistas", afirma.

O Guinness não possui a confirmação do maior nariz de todos os tempos, mas informou que há relatos de que Thomas Wedders, membro de um circo que viveu na Inglaterra na década de 1770, teria um nariz com impressionantes 19 centímetros.

Turco afirmou que seu olfato é aprimorado e ele consegue cheirar coisas que outras pessoas não conseguem Imagem: Reprodução/ YouTube/ Guinness World Records

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Fui abençoado', diz homem com maior nariz do mundo, recordista do Guinness - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional