Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem mais alto do Brasil marca cirurgia para amputar perna

Joelison Fernandes da Silva marcou cirurgia para amputar perna direita - Reprodução/ Instagram
Joelison Fernandes da Silva marcou cirurgia para amputar perna direita Imagem: Reprodução/ Instagram

Do UOL, em São Paulo

29/11/2021 15h25Atualizada em 30/11/2021 13h48

Joelison Fernandes da Silva, de 36 anos, conhecido como Ninão, está com cirurgia marcada para retirar parte da perna. Com 2,37 metros de altura, ele foi reconhecido como o homem mais alto do Brasil por duas vezes e terá que amputar uma das pernas por conta de uma infecção no pé direito. A cirurgia foi marcada para a próxima sexta-feira (3), segundo informou a mulher dele ao UOL.

Ninão foi diagnosticado com osteomielite no osso do pé. Residente de Assunção, no sertão da Paraíba, desde que foi acometido pela infecção, ele usa apenas cadeira de rodas e está impedido de realizar diversas atividades. "Já faz mais de quatro anos que eu sofro com isso, me impossibilitando de trabalhar, caminhar, ter uma vida normal", explicou ele, em entrevista ao UOL em setembro.

A osteomielite é uma infecção no osso causada por bactérias, micobactérias ou fungos, que podem se manifestar em qualquer osso do corpo e em qualquer fase da vida, sendo mais comum na infância e na velhice.

O tratamento pode ser feito com antibióticos e limpeza cirúrgica, mas, após exames feitos em 2020, foi descoberto que, no caso de Joelison, a amputação seria a melhor forma de evitar espalhar a infecção pelo resto do corpo.

Após a cirurgia, Ninão pretende colocar uma prótese personalizada, que será paga por meio de fundos arrecadados por meio de uma vaquinha online que teve mais de 2,4 mil contribuintes.