Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem esfaqueia padre e freira na França e pede que Macron seja morto

12.jul.2021 - O presidente da França Emmanuel Macron durante um discurso transmitido pela televisão à nação - Ludovic Marin/AFP
12.jul.2021 - O presidente da França Emmanuel Macron durante um discurso transmitido pela televisão à nação Imagem: Ludovic Marin/AFP

Do UOL, em São Paulo

24/04/2022 11h54Atualizada em 24/04/2022 12h07

Um homem carregando uma faca na mão atacou um padre e uma freira dentro de uma igreja de Nice, na França e declarou: "temos que matar [Emmanuel] Macron". O ato ocorre no mesmo dia em que o país decide, em segundo turno, quem será o presidente pelos próximos cinco anos.

O padre, identificado como Krzysztof Rudzinski, de 59 anos , foi esfaqueado 20 vezes. O ataque aconteceu por volta das 10h no horário local (06h no horário Brasília). Autoridades locais relataram que ele está em estado crítico, com ferimentos no peito e nas pernas.

A segunda vítima do esfaqueamento foi uma freira idosa, Marie-Claude, 72. Ela foi atingida na mão ao tentar proteger o padre.

O suspeito dos atos é um francês de 31 anos, nascido em Fréjus, na Riviera Francesa. Testemunhas que estavam no local quando o crime ocorreu disseram que ele gritou em favor da morte de Macron enquanto esfaqueava os religiosos.

A polícia conseguiu detê-lo e agora ele está sob custódia, segundo informações do portal Daily Mail. O home supostamente sofre de transtorno bipolar e pode ter premeditado o crime.

O prefeito de Nice, Christian Estrosi, foi ao local e publicou no Twitter que o homem não era conhecido da polícia. Segundo ele, o homem recebeu tratamento psiquiátrico no hospital Sainte-Marie.

"Temos que perguntar se este foi um ataque premeditado porque ele havia adquirido uma faca de 7 cm de comprimento alguns dias antes do ataque", disse Estrosi.

Eleições na França

As urnas serão fechadas hoje, às 20h no horário local (16h, no horário de Brasília). As assembleias de voto na França abriram suas portas às 08h00 (03h de Brasília) e a participação era de 26,41% às 10h (7h de Brasília) - quase dois pontos a menos que em 2017, segundo o Ministério do Interior.

Os franceses nos territórios ultramarinos e no exterior começaram a votar horas antes devido à diferença de fuso horário. Quase 49 milhões de franceses são chamados a votar. A votação será encerrada às 20h (15h de Brasília), com resultados esperados para a noite.

Marine Le Pen e Macron despontaram como os principais nomes entre os 12 candidatos no primeiro turno, que foi decidido no dia 10 de abril. Ele alcançou 27,85% dos votos e ela 23,15%. O populista Jean-Luc Melenchon ficou de fora do segundo turno por pouco, com 21,95% dos votos.

Sem o alcance de maioria absoluta dos votos para um único candidato, Macron e Le Pen seguiram para o segundo turno, realizado hoje.
Ao longo das últimas semanas, os dois tentaram conquistar o eleitorado dos rivais de primeiro turno, principalmente os que votaram em Melenchon.