Policiais são afastados por deixar homem negro se afogar no Arizona (EUA)
Três policiais da cidade de Tempe, no Arizona (EUA), foram colocados em licença remunerada após testemunharem o afogamento de um homem negro de 34 anos durante uma abordagem e não tomarem uma atitude imediata para salvá-lo.
Sean Bickings, que estava em situação de rua, pulou no lago do Centro de Artes Cênicas de Tempe, que tem entre 1,8 e 5,6 metros de profundidade, começou a se afogar e pediu ajuda, mas um dos policiais chegou a afirmar: "não vou pular atrás de você".
O caso, gravado por câmeras corporais de um dos policiais, foi registrado na manhã do dia 28 após uma denúncia de discussão entre um casal. Bickings e a namorada negaram ter entrado em luta corporal e, no momento em que os policiais informaram que buscariam mandados emitidos pela Justiça contra ele, o homem teria tentado fugir.
"A checagem não tinha sido finalizada quando Bickings decidiu escalar uma cerca de 1,2 metro e entrar na água", afirmou um comunicado divulgado pela cidade. Os policiais teriam informado para o homem que ele não podia entrar no local, mas ele teria entrado na água mesmo assim.
Segundo o jornal norte-americano The New York Times, uma filmagem divulgada pela cidade de Tempe mostra 12 minutos de diálogo entre os policiais e o homem, que começou a se afogar no lago. Algumas das partes foram omitidas da imprensa por ter "conteúdo sensível", mas uma transcrição na íntegra foi liberada pelo governo local.
"O quão longe você acha que ele consegue nadar?", pergunta um dos policiais. Outro pergunta ao homem qual era o plano dele. Segundo o New York Times, Sean fala duas vezes que ele vai se afogar. Os policiais dizem que ele não vai e orientam ele a segurar nos pilares de uma ponte. "Eu não vou pular atrás de você", fala um dos policiais.
"Eu não consigo segurar. Meu Deus, por favor, me ajude, me ajude", diz outro trecho da transcrição. Segundo o comunicado divulgado pela cidade de Tempe, as últimas palavras de Bickings foram "vocês conseguem me escutar?" e, após submergir, o homem não voltou à superfície.
A transcrição do áudio mostra que a mulher que estava com a vítima também pede ajuda dos policiais e ressalta que o homem está se afogando na frente deles. Os policiais respondem que um colega vai pegar um barco para ir até ele.
O corpo da vítima só foi encontrado seis horas após ele submergir no lago.
Em comunicado, o chefe da polícia da cidade, Jeff Glover, classificou a morte do homem como uma "tragédia", afirmou que estavam em contato com a família dele e confirmou que os policiais ficarão de licença durante as investigações sobre o caso. A identidade deles não foi divulgada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.