Vulcão entra em erupção na Islândia e cria 'caminho de lava'; veja
Colaboração para o UOL, em São Paulo
11/07/2023 10h18
Um vulcão entrou em erupção na segunda-feira (10) em Reykjavik, na Islândia, após semanas de terremotos, segundo a CNN.
O que aconteceu
A região é conhecida por seus extensos campos de lava, vulcões e atividade geotérmica. O Escritório Meteorológico da Islândia disse que a erupção "menor" começou ontem.
Os cientistas alertaram sobre possíveis erupções depois que centenas de pequenos terremotos foram detectados nas últimas semanas.
O escritório relatou que havia uma fissura de 200 metros de comprimento nas encostas da montanha Litli Hrútur, "da qual a lava está emergindo como uma série de fontes".
Como a erupção ocorreu em uma área desabitada, não houve "riscos imediatos" para comunidades ou infraestrutura. Contudo, um alerta foi emitido para que as pessoas não vão para perto da área, sob a alegação de que haverá um acúmulo de "níveis perigosamente altos de gases".
O escritório de gerenciamento de destino regional da Península de Reykjanes também emitiu um alerta sobre os níveis de gás. O chefe de polícia da península ordenou o fechamento de todas as trilhas para o vulcão devido à "poluição massiva de gás que ameaça a vida".
Dias atrás, o escritório de administração alertou os pedestres da região para serem cuidadosos, observando que a recente atividade sísmica parecia semelhante à preparação para outra erupção vulcânica no ano passado.