Topo

Esse conteúdo é antigo

Salto de barco: desafio já matou ao menos quatro pessoas nos EUA

O desafio consiste em saltar de um barco em movimento, o que oferece risco à vida dos participantes - Reprodução/TikTok
O desafio consiste em saltar de um barco em movimento, o que oferece risco à vida dos participantes Imagem: Reprodução/TikTok

Colaboração para o UOL

10/07/2023 13h28Atualizada em 11/07/2023 16h54

Ao menos quatro pessoas morreram no Alabama (EUA) ao tentarem cumprir um perigoso desafio, no qual as pessoas pulam de barcos em movimento e caem na água, disseram autoridades norte-americanas.

O que aconteceu

Inicialmente, atribuiu-se o desafio ao TikTok, mas a Divisão de Patrulha Marítima da Agência de Aplicação da Lei do Alabama negou ontem que a perigosa brincadeira esteja ligada a vídeos publicados na plataforma.

Quatro jovens morreram no Alabama após saltarem de barcos em movimento nos últimos seis meses, informou o capitão Jim Dennis, do Childersburg Rescue Squad, disse à NBC News. "Os quatro quebraram literalmente o pescoço e, você sabe, foi basicamente uma morte instantânea", afirmou à TV.

Ontem, porém, o capitão veio a público para afirmar que as informações divulgadas pela imprensa haviam sido "tiradas de contexto" e que ele não possui dados que comprovem que as mortes foram provocadas pelo desafio, segundo o site Alabama News.

O TikTok disse em um comunicado que adicionou avisos em alguns de seus vídeos que alertam que "participar dessa atividade pode resultar ferimentos em você ou a outras pessoas".

Entretanto, a rede social destacou que "não é possível caracterizar ou relatar essa ação como um desafio do TikTok", e acrescentou que a empresa "não pode comentar algo que não é uma tendência na plataforma". A nota foi enviada à NBC News.

A Divisão de Patrulha Marítima da Agência de Aplicação da Lei do Alabama (Alabama Law Enforcement Agency) declarou não possuir nenhum registro de fatalidades relacionadas a barcos ou à Marinha no Alabama que possam ser diretamente relacionadas ao TikTok ou a uma tendência no TikTok.

"Um indivíduo foi ferido fatalmente após pular de uma embarcação em movimento em 2020 e uma fatalidade marítima semelhante ocorreu em 2021, no entanto, nenhuma das fatalidades pode ser vinculada ao TikTok." declarou a agência.

Desafio arriscado

Mais vídeos no verão. Apesar da controvérsia, é possível encontrar no TikTok diversos vídeos de pessoas pulando de barcos em movimento, publicados desde 2020. Segundo as autoridades dos EUA, o número de pessoas tentando o desafio cresce durante os meses de verão.

Perigos do desafio. "Você pode acabar com ossos quebrados, pescoço quebrado, ou pode acabar colidindo com a hélice do seu próprio barco, ou outro barco pode passar por cima de você e isso causaria muitos danos e até a morte", disse Gail Kulp, diretora executiva da Sea Tow Foundation, durante o programa Today Show.

Impacto mortal. Ainda de acordo com Kulp, cair na água ao saltar de um barco em movimento é como bater em concreto ao pular de vários andares.

@markthompson295 Last day of lake life jumping into the surf. #boat #bubblejump #mbboats ? Island In The Sun - Weezer