Salto de barco: desafio já matou ao menos quatro pessoas nos EUA
Ao menos quatro pessoas morreram no Alabama (EUA) ao tentarem cumprir um perigoso desafio, no qual as pessoas pulam de barcos em movimento e caem na água, disseram autoridades norte-americanas.
O que aconteceu
Inicialmente, atribuiu-se o desafio ao TikTok, mas a Divisão de Patrulha Marítima da Agência de Aplicação da Lei do Alabama negou ontem que a perigosa brincadeira esteja ligada a vídeos publicados na plataforma.
Quatro jovens morreram no Alabama após saltarem de barcos em movimento nos últimos seis meses, informou o capitão Jim Dennis, do Childersburg Rescue Squad, disse à NBC News. "Os quatro quebraram literalmente o pescoço e, você sabe, foi basicamente uma morte instantânea", afirmou à TV.
Ontem, porém, o capitão veio a público para afirmar que as informações divulgadas pela imprensa haviam sido "tiradas de contexto" e que ele não possui dados que comprovem que as mortes foram provocadas pelo desafio, segundo o site Alabama News.
O TikTok disse em um comunicado que adicionou avisos em alguns de seus vídeos que alertam que "participar dessa atividade pode resultar ferimentos em você ou a outras pessoas".
Entretanto, a rede social destacou que "não é possível caracterizar ou relatar essa ação como um desafio do TikTok", e acrescentou que a empresa "não pode comentar algo que não é uma tendência na plataforma". A nota foi enviada à NBC News.
A Divisão de Patrulha Marítima da Agência de Aplicação da Lei do Alabama (Alabama Law Enforcement Agency) declarou não possuir nenhum registro de fatalidades relacionadas a barcos ou à Marinha no Alabama que possam ser diretamente relacionadas ao TikTok ou a uma tendência no TikTok.
"Um indivíduo foi ferido fatalmente após pular de uma embarcação em movimento em 2020 e uma fatalidade marítima semelhante ocorreu em 2021, no entanto, nenhuma das fatalidades pode ser vinculada ao TikTok." declarou a agência.
Desafio arriscado
Mais vídeos no verão. Apesar da controvérsia, é possível encontrar no TikTok diversos vídeos de pessoas pulando de barcos em movimento, publicados desde 2020. Segundo as autoridades dos EUA, o número de pessoas tentando o desafio cresce durante os meses de verão.
Perigos do desafio. "Você pode acabar com ossos quebrados, pescoço quebrado, ou pode acabar colidindo com a hélice do seu próprio barco, ou outro barco pode passar por cima de você e isso causaria muitos danos e até a morte", disse Gail Kulp, diretora executiva da Sea Tow Foundation, durante o programa Today Show.
Impacto mortal. Ainda de acordo com Kulp, cair na água ao saltar de um barco em movimento é como bater em concreto ao pular de vários andares.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.